O que é compliance e como aplicar na prática?

O que é compliance e como aplicar na prática?

Empresas bem estruturadas ou em desenvolvimento estão em busca das melhores práticas. Isso faz com que se perguntem o que é compliance e como ele pode ajudar.

O termo que ganhou mais visibilidade nos últimos anos e passou a fazer parte das organizações. Ele impacta diretamente na gestão das empresas e traz mais transparência internamente e para o stakeholders.

O que é compliance?

Antes de apresentar quais os benefícios e vantagens, vamos entender o que é compliance.

O termo surgiu nas universidades e em pouco tempo estava presente nas empresas. Ele deriva do verbo em inglês “to comply”e significa “estar em conformidade com”, “agir segundo uma ordem”.

O compliance sugere estar alinhado com as regras empresariais e consequentemente afeta a governança corporativa.

Ele indica a necessidade de estar de acordo com as leis e regras internas da empresa. Simultaneamente preserva a saúde, bem-estar e segurança das pessoas envolvidas, isso é possível porque busca identificar, evitar e remediar qualquer irregularidade existente.

Por que o compliance é importante nas empresas?

Escândalo de corrupção e lavagem de dinheiro podem levar as empresas a perderem milhões. O que é compliance e como ele pode evitar essas situações?

Como ele visa preservar a integridade da empresa e evitar esse tipo de escândalo, acaba por preservar o patrimônio. Porém, seu papel não se resume apenas a isso.

Ele consegue buscar práticas que tornem o processo mais eficaz, sem que a lei seja infringida. Um exemplo: o sistema tributário brasileiro é bastante complexo e é possível cometer erros se não houver a aplicação do compliance estruturando as regras.

Vale ressaltar que o compliance não trata apenas da parte tributária, mas de todas as áreas da empresa. Dessa forma, consegue melhorar a produtividade e tornar a empresa mais competitiva.

A qualidade dos produtos e serviço são impactadas e garante uma vantagem perante a concorrência, sendo possível ganhar parte do mercado e aumentar o Market share.

A transparência é um dos pontos abordados nessa prática, ajudando a melhorar a imagem da organização perante a sociedade.

Podemos resumir que as vantagens do que é compliance e sua implantação são muitas. Ele impacta positivamente em todas as áreas da empresa e contribui para o crescimento organizacional.

Como implementar práticas ligadas ao compliance?

A implementação requer que sejam seguidas algumas etapas. A primeira delas visa identificar todos os riscos e pontos de vulnerabilidade, esse é o momento de rever processos, contratos, informações privilegiadas e indícios de corrupção.

Na sequência deve-se iniciar um ambiente ético, determinando a estrutura da governança corporativa. Como nessa etapa já se sabe o que é compliance, deverão ser definidos os responsáveis e quais as formas de monitoramento serão implementadas.

Os canais de comunicação, denúncia e processos internos de investigação devem ser estabelecidos. No caso de uma ocorrência, um procedimento para ela ser solucionada tem de ser definido.

Toda a equipe deve ser treinada. O time deve saber o que é compliance, sua importância, qual o papel de cada um e o que fazer. Somente esclarecendo as dúvidas, o compliance fará parte da cultura organizacional.

A última etapa consiste no monitoramento. Com todos os procedimentos e comunicação alinhada, a ideia é manter tudo em perfeito funcionamento. Para isso é preciso ficar atento as mudanças na legislação e exigências do mercado.

Entender o que é compliance é apenas o primeiro passo para aplicar a governança corporativa. Ele sendo atingido, os ganhos refletirão em como o mercado vê a empresa e esses costuma ser positivos.

Publicado originalmente em Metrofile.

Share This Post

Post Comment