Ao passo que a evolução digital ganha força, com ela aumentam os índices de fraudes na internet. De acordo com a Fortinet, líder global em soluções amplas, integradas e automatizadas de segurança cibernética, entre janeiro e junho do ano de 2021 foram mais de 16,2 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no Brasil.
Se por um lado o número é bastante alarmante, por outro, empresas investem cada vez mais na segurança digital, como a Clicksign, empresa referência em assinaturas eletrônicas e digitais, que este mês lança a Biometria facial como nova modalidade de autenticação de assinaturas.
De acordo com o Chief Technology Officer (CTO) da Clicksign, Michael Bernstein, além das autenticações por SMS, Assinatura manuscrita, WhatsApp, e-mail e chave do Pix já disponíveis na plataforma, a nova autenticação chega com mais camadas de proteção para os documentos online. “Prezamos muito pela segurança e estamos sempre em busca da melhor experiência para o cliente. A Biometria facial atua como uma validação complementar e analisa rapidamente a veracidade das informações e da identidade de quem assina”, ressalta Bernstein.
Ele também explica que o novo formato é uma parceria com a empresa Combate à Fraude (CAF) e, ao assinar, a pessoa irá confirmar seus dados, tirar uma foto do seu documento (RG ou CNH) e em seguida sua própria foto como prova de vida. Depois, a tecnologia faz a checagem do retrato presente no documento com a foto tirada no momento da assinatura.
O resultado é um processo mais seguro e automático no processo da validação dos dados, reduzindo custos e tempo de operação do remetente, que antes precisava fazer a etapa manualmente. “Temos uma plataforma que está em constante atualização tecnológica, sempre em busca das formas mais inovadoras de fazer a gestão dos documentos e de autenticar a identidade dos assinantes”, conclui o CTO da Clicksign.