Diversão segura: como proteger suas redes sociais de ataques hackers

Diversão segura: como proteger suas redes sociais de ataques hackers

Por Laura Tyrell, chefe de RP da NordVPN

Navegar pela internet traz conforto, praticidade e diversão, em especial, nas redes sociais. Não à toa, o Brasil é o terceiro país que mais utiliza essas ferramentas de acordo com o levantamento da Hootsuite e WeAreSocial, que aponta o tempo médio de uso de 3 horas e 42 minutos por dia.

Embora utilizemos para entretenimento, também pode ser uma oportunidade para a invasão de hackers, e nem os influenciadores digitais estão a salvo disso. Recentemente, muitos deles tiveram seus perfis do Instagram e YouTube sequestrados, com o chamado ataque ransomware, prática que permite bloquear o acesso da vítima e depois exigir um resgate para desbloqueá-la.

O sequestro de contas pode se dar por diversos meios. O usuário pode deixar a conta aberta em um computador, usar senhas fracas, compartilhá-las com terceiros ou ser vítima de obtenção de dados e informações pessoais. O acesso aos dados e às informações pode se dar por negligência do usuário ou ação do golpista.

As invasões de rede social, na sua grande maioria, ocorrem por SIMswap ou engenharia social. As plataformas, mesmo quando não são causadoras dos transtornos, devem cooperar para a identificação e o restabelecimento das contas ao titular.

Algumas redes sociais têm sistemas de segurança, com verificação em duas etapas, e ainda assim, os ataques acontecem. Fique atento ao perceber qualquer dificuldade em acessar seu perfil ou se receber um e-mail de algum login feito por um aparelho não reconhecido. Tente recuperar o acesso por meio dos mecanismos da própria rede, procure ajuda na própria plataforma e siga as instruções do aplicativo.

Outros pontos são tão importantes quanto a proteção de seus dispositivos, como a utilização de wi-fi público somente em último caso e, se realmente necessário, navegar por meio de um serviço confiável de VPN, além de criar senhas complexas e não acessar a rede em computadores de terceiros. Links de notícias, fotos e outras páginas da internet podem parecer inofensivos, mas cuidado nunca é demais. Ou seja, a adoção de práticas preventivas é a melhor solução para não sofrer ataques cibernéticos.

Bom senso é a palavra-chave na internet. Pense bem antes de divulgar algo nas redes sociais, pois após uma informação ser divulgada, não há como controlar quem poderá acessá-la. Use sempre as opções de privacidade oferecidas pelos sites e procure ser o mais restritivo possível, além de ser cuidadoso ao aceitar contatos, fornecer localização geográfica e ao se associar a grupos e comunidades, e assim preservar sua segurança.

Share This Post

Post Comment