A transformação digital em curso no comércio varejista brasileiro será debatida na Autocom 2020, que contará com mais de 150 marcas expositoras
Em um cenário de plena transformação digital no setor varejista do Brasil, com a introdução de soluções de ponta nos vários ramos em que se divide a atividade, a Autocom 2020 chega à sua 22ª edição consolidando sua imagem de maior feira de tecnologia para a automação do comércio da América Latina.
Impulsionadas pelas tecnologias emergentes, as empresas destacam nesta edição do evento soluções alinhadas com as tendências discutidas na NRF em janeiro passado e que validam o tema do Congresso: “O Futuro da Tecnologia é Agora”, que será realizado em paralelo a Feira.
“A adoção e utilização de tecnologias disruptivas como Big Data, Inteligência Artificial, realidades virtual e aumentada, entre outras, já é uma realidade no varejo brasileiro, permitindo que o setor continue sua trajetória de transformação. Desse modo, as marcas podem colocar os clientes no centro das atenções, criar produtos customizados que reflitam suas preferências pessoais e as facilidades da compra por meio de omnichannel gerando engajamento e fidelização”, destaca Zenon Leite Neto, presidente da AFRAC.
Soluções Inovadoras na Nuvem, Contactless e Identificação Facial
Nesta edição da feira, a Nox Automação vai destacar seu mais novo lançamento, o Noxmob Varejo, um sistema de vendas com gestão em nuvem voltado especialmente para o segmento de varejo. Preparado para rodar em dispositivos móveis, como tablets e celulares Android, permite o atendimento em qualquer local da loja ou externo. Além disso, também é compatível com equipamentos já existentes, reduzindo o custo com infraestrutura na loja. A empresa é desenvolvedora de soluções em sistemas de gestão comercial e está presente há 25 anos no mercado brasileiro.
Participando do evento pelo terceiro ano consecutivo, a STi3 Sistemas, desenvolvedora de software para automação e gestão comercial, vai apresentar dois novos produtos de seu portifólio. O grande lançamento será uma primeira versão da retaguarda de seu sistema na nuvem. Trata-se inicialmente de uma plataforma para atender clientes que possuam várias lojas, centralizando funções operacionais e informações de gestão. A solução permite realizar operações e visualizar resultados de forma agrupada ou para cada loja de forma singular, permitindo que o usuário possa acessar as informações e operar o sistema de qualquer local.
No mercado desde 2005 a empresa mostrará o Smart Chef, um terminal de auto atendimento para restaurantes do modelo Self Service que agiliza o atendimento e reduz custos operacionais como também suas soluções Power Chef e Power Stock.
A Tablet Cloud, desenvolvedora de uma solução de software para Gestão (ERP) e Frente de Caixa (PDV) 100% Android, voltada para atender os setores de food service e varejo marca presença na Feira este ano. A empresa vai destacar sua solução que conta com Retaguarda em Nuvem e opera em empresas classificadas como MEI, franquias de food ou varejo até uma empresa de médio porte.
Além de apresentar o PDV Móvel com diversas atualizações técnicas que tornam a solução mais rápida, estável e completa, a empresa vai mostrar também modelos de negócios ainda mais completos focados em parcerias e integrações que proporciona muitas vantagens aos clientes, são eles:
Web Automação (Modelo de Franquia), essa opção é indicada para profissionais do ramo de Automação Comercial que desejam ampliar o seu portfólio e poderão contar com assessoria e treinamento especializados pela Tablet Cloud para realizar suas vendas.
Canal da Tablet Cloud (White Label), neste modelo, o cliente terá em seu portifólio uma solução de PDV completa, mantendo a marca e a relevância da sua empresa. É uma opção ideal para empresas que atuam com Automação comercial, e que possuem estrutura para faturar, implantar e atender, ou seja, atender o cliente de ponta a ponta.
Mais algumas novidades na solução da empresa que irão impactar na experiência de compra do cliente e venda pelo estabelecimento: Integração com Ifood, autoatendimento, modificadores de produto, upgrade no layout e melhorias no processo de emissão fiscal.
Os visitantes poderão conferir ao vivo no stand da Opticon a experiência inovadora de compras dinâmicas na loja, através do Tap to Go, solução que segue a nova tendência mundial de compras de alta velocidade. O Tap to Go permite ao cliente pegar o produto que deseja, colocar em sua sacola e, apenas tocando o ESL com seu cartão da loja ou smartphone, através de tecnologia contactless, pagar suas compras apenas encostando o cartão na etiqueta eletrônica de preços da gôndola, sem precisar enfrentar filas.
Entre os vários lançamentos da Opticon, destacam-se os novos coletores de dados H-31/H-33 que contam com especificações atualizadas e nova versão Android 9, ideal para uso em lojas, armazéns e aplicações de uso externo.
A Família OPN de scanners para captura de códigos de barra 1D, 2D (QRCode) ideais para utilização no varejo também serão destaques da empresa na Feira.
Fundada em 1976, a Opticon foi pioneira a se especializar na fabricação de scanners de código de barra. Está presente atualmente em mais de 65 países fornecendo soluções de alta tecnologia para etiquetas de prateleiras eletrônicas, sinalização digital e equipamentos totalmente adaptáveis a qualquer tipo de estrutura varejista. www.opticon.com
Uso de identificação facial para transformar a experiência de atendimento no varejo
A REDE, uma das maiores empresas de meios de pagamento eletrônicos do país e patrocinador Diamond da Autocom 2020 fará uma demonstração inédita do uso de identificação facial para o varejo.
O stand montado pela REDE tem como objetivo demonstrar o uso de um serviço global de armazenamento de dados pessoais disponível para toda rede de varejo e acessado através de identificação facial mediante autorização explícita do consumidor.
O trânsito de indivíduos, potenciais consumidores, em um estabelecimento comercial é constantemente monitorado por câmeras. Neste caso em particular, a demonstração irá emular um food-service express com CAIXA e pagamento upfront.
Assim que possível, o fingerprint de identificação facial de qualquer indivíduo transitando pelo estabelecimento será calculado, a partir daí sua posição será monitorada. Mesmo que não haja dados pessoais associados à identificação ou que ela não seja autorizada ao estabelecimento, a movimentação e pedidos de um indivíduo rastreado poderão ser agrupadas. Ao se aproximar do CAIXA, será requisitada autorização para uso dos dados pessoais associados a sua identificação através de notificação para o operador do GPOS.
A autorização será confirmada pelo consumidor digitando o PIN previamente cadastrado no GPOS. Uma vez autorizado o uso de dados pessoais no estabelecimento, dá-se se início ao pedido no qual o cliente já está identificado, suas preferências consideradas e seu histórico de consumo disponível.
Além de benefícios marginais para a experiência de atendimento, sem a necessidade de perguntas adicionais, como: tratamento nominal e inclusão do CPF no cupom fiscal, o consumidor poderá contar com ofertas individualizadas que consideram as suas preferências/restrições alimentares disponibilizadas. Já o estabelecimento, passa a contar com dados mais precisos de ocupação, permanência e histórico de consumo de consumidores.
Desafio Cielo para desenvolvimento de Aplicativo
A Cielo, empresa líder em pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina, estará presente com um estande na Autocom e vai destacar soluções que apoiam o comércio brasileiro na automação comercial: a solução de Unified Commerce em parceria com Pro – data, Cielo LIO, integrações com parceiros como IntelliPOS, GFX, WebPosto entre outros.
Além da demonstração dos produtos, a Cielo vai realizar um desafio com apoio institucional da Afrac onde os concorrentes escolhem desenvolver um aplicativo que simplifique a experiência do Varejo e que tenha fácil integração com a Cielo LIO. Serão selecionados 10 finalistas para apresentação da sua solução no estande da Cielo. A companhia premiará os vencedores com R$50 mil em prêmios.
A empresa também mostrará no estande uma catraca de metrô/ônibus de SP para demonstrar a Captura única, plataforma de integração que permite o envio de transações diretamente para Cielo.
As tecnologias apresentadas pela Cielo na feira provam o compromisso da empresa em simplificar a vida e o negócio de clientes e usuários.
A Urano, referência em soluções tecnológicas em pesagem e automação comercial, apresentará na Autocom 2020 uma solução inovadora de controle de validade e de produção dos produtos pesáveis pré-embalados, a qual dispensa a necessidade de lançamento manual antes deles serem colocados à venda nos balcões e gôndolas de supermercados ou padarias.
A Control iD traz sua linha inovadora de impressoras térmicas Print iD, o Sat Fiscal e leitor biométrico iDBio. O destaque fica para a impressora térmica Print iD Touch, equipada com display touchscreen de 2.4” e saída HDMI, o sistema operacional embarcado possibilita a integração de diversos softwares à plataforma, sem necessidade de conexão com computadores ou equipamentos externos.
Marcando presença pela segunda vez na feira, a TS Shara, fabricante nacional de equipamentos de proteção de energia irá expor sua linha de nobreaks inteligentes desenvolvida para o mercado de automação comercial. O destaque do estande é o UPS Server, fabricado com recursos operacionais inovadores que possui a função exclusiva “Inversor” que garante maior autonomia de energia aos equipamentos acoplados a ele.
A NCR fornecedora de tecnologia que simplifica e integra toda a operação através de software, hardware e serviços que proporcionam uma rica experiência dos clientes, a companhia mostrará que ao conectar as operações de um estabelecimento, os gestores têm a liberdade de avançar em outras frentes importantes do negócio enquanto o seu estabelecimento está empoderado com a simplicidade de sua tecnologia.
A Laurenti vai mostrar seus terminais de autoatendimento que facilitam as empresas em diversas aplicações para interação com seus clientes de forma intuitiva e amigável. Estarão em exposição diversos modelos que se dividem por tipo de aplicação, tais como: terminais de emissão de senhas com tablet, de documentos, de recursos humanos, de pagamento, de cadastro, de marketing digital, dentre outros.
A SoftUp, com mais de 23 anos de mercado, atua no desenvolvimento de soluções completas de gestão empresarial para atacado, varejo e prestação de serviço, vai destacar na Autocom sua marca Revenda Software que já tem como diferencial mais de 40 integrações com importantes marketplaces e e-
A Perto apresenta o lançamento da Pertocash Automation. A solução automatiza as atividades de abertura e fechamento de caixas e PDVs, além de otimizar as tarefas das salas de tesouraria e cofre do varejo, utilizando combinações de módulos recicladores de cédulas e moedas. Esta solução é uma evolução dos cofres inteligentes e deve revolucionar as operações do varejo brasileiro, assim como já está ocorrendo em países como Estados Unidos e Canadá.
A Casa Magalhães, presente no mercado há mais de 53 anos no mercado, vai destacar seu produto Varejofacil, um sistema de gestão online integrado ao PDV direcionado ao mercado de pequenas e médias empresas. Disponível a qualquer hora e lugar, o sistema permite o acompanhamento das vendas sempre que necessário. É ideal para mercadinhos, supermercados, padarias, bares, pizzarias, restaurantes, lojas e comércio em geral e proporciona mais agilidade, organização e planejamento no dia a dia para manter o crescimento do negócio.
Com o Varejofacil, o empresário pode também manter controle de seus recursos financeiros, acompanhar seu faturamento em tempo real, monitorar seus produtos e comprar somente o que é necessário, manter suas obrigações fiscais atualizadas, reduzir prejuízos com perdas de mercadoria bem como ter mais rapidez no atendimento de sua frente de loja.
Especializada em soluções de impressão e digitalização, a Custom Brasil, fundada em 1992 na Itália, vai lançar na Feira a impressora térmica P3, ideal para todos os setores de varejo e hospitalidade. Foi projetada e construída com base nas principais necessidades do mercado, tendências tecnológicas e expectativas dos varejistas em todo o mundo. Graças ao seu design compacto e robusto, a P3 se destaca por sua confiabilidade, qualidade de impressão e capacidade de atender a todos os tipos de indústria.
A empresa vai mostrar também suas soluções voltadas para o mercado local, para os fabricantes de ATM’s, quiosque de serviços e também para a indústria de varejo com impressoras e sistemas touch, são elas:
As impressoras desktop Q3X, K3 e o POS super integrado Fusion, podem ser utilizados em qualquer tipo de estabelecimento comercial, para o check-out, lançamentos e impressão de comandas e etiquetas, pagamentos, entre outros.
A impressora térmica TG2460H possui robustez e grande quantidade de recursos que reduzem muito o custo de manutenção e pós-venda, características muito importantes no autoatendimento.
O SAT Fiscal NSAT-4200 é um equipamento responsável por gerar e autenticar, por meio de Certificado Digital próprio, o Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e-SAT) e transmitir periódica e automaticamente à Secretaria da Fazenda (SEFAZ), via internet.
Após mais de 25 anos de inovação e graças a know-how específico, o Custom Group está presente em mais de 71 países.
As startups também vão merecer destaque na feira. A Hiper é uma startup de Brusque (SC) que atua desde 2012 e já conta com 16 mil clientes. A empresa desenvolve soluções nas áreas de gestão e vendas para o comércio e vai apresentar o Hiper Gestão, solução voltada ao micro e pequeno comerciante, o Hiper Mini para o microempreendedor individual iniciante e o Hiper Pay, meio de pagamento integrado ao sistema de gestão.
CONGRESSO AUTOCOM
Paralelamente, nos dois primeiros dias a Autocom, em parceria com a Channel´s University, realizará o Congresso Autocom 2020, cujo tema principal “O Futuro da Tecnologia é Agora” permeará todo o evento.
Será oferecida aos participantes uma programação com temas e conteúdo de interesse identificados na edição deste ano da NRF, com destaque para os 2 painéis principais que vão tratar da chegada da tecnologia 5G e dos impactos da implantação da plataforma de pagamentos instantâneos brasileiro pelo Banco Central
Todo este temário será debatido em um momento no qual as perspectivas para a economia brasileira em 2020 são bastante positivas por parte do empresariado, incluindo o setor de varejo. Pesquisas da FecomercioSP também contribuem para fomentar um ambiente otimista ao estimar um aumento de 6% no comércio varejista e um crescimento de 12% no e-commerce para o Estado de São Paulo em 2020.
Já a CNC projeta crescimento de 5,5% no varejo este ano. O número impressionante de brasileiros presentes este ano na NRF, principal evento de varejo do mundo em Nova York, também é um indicador forte que comprova o ótimo momento do setor e a aposta nas inovações que serão destaque na Autocom.
Realizada pela AFRAC (Associação Brasileira de Automação para o Comércio) e organizada pela Francal Feiras, o evento acontecerá de 31 de março a 2 de abril de 2020, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, São Paulo (SP).