Tecnologia da Madis muda conceito de presença de alunos

Manter sob controle a assiduidade dos alunos em sala de aula é uma tarefa árdua quando o meio disponível é a lista de chamada em papel, que não estabelece um número exato de quantos alunos estão efetivamente freqüentando as aulas. Visando melhorias, a Secretaria de Educação da Praia Grande, litoral de São Paulo, em parceria com a Madis desenvolveu um controle de frequencia digital.

A empresa, uma das maiores no ramo de fabricação de relógios de ponto e controle de acesso do país, se responsabilizou pela criação de um equipamento de leitura biométrica, o MD 5705. O dispositivo utiliza a tecnologia de leitura biométrica, ou seja, usa características biológicas, como leitura da íris, retina, voz ou impressão digital em mecanismos para identificação do usuário e consequentemente seu acesso.

O aparelho registra a presença do estudante através da leitura biométrica do dedo (leitura da impressão digital) e caso o aluno não compareça aula, é enviado um SMS aos pais ou responsáveis, para comunicar a ausência. O sistema foi inicialmente foi instalado em 13 salas de aula da Escola Municipal Roberto Mário Santini e atende cerca de 630 alunos. A diretora da unidade, Luciana Nicolosi Pereira afirma que desde que a medida foi implantada em 2010 a evasão escolar diminuiu de maneira considerável, e notou ainda um maior o envolvimento dos responsáveis pelos estudantes com a escola, “O controle fez com que os pais passassem a ter maior comprometimento ao nos comunicar antecipadamente a falta do filho”, relata a diretora.

O equipamento também está disponível para todo tipo de instituição de ensino já que permite a automação das informações que anteriormente era feita em um modelo convencional de papel, para a automação do processo totalmente digital com a geração de dados e relatórios. Segundo Rodrigo Pimenta, vice presidente da Madis, o sistema tem registrado um aumento na adesão por se tratar de algo diferente do habitual, “O que geralmente é usado é o controle de acesso, como catracas usadas para entrar em prédios de instituições ou universidades”, comenta, “Este tipo de serviço não garante que o aluno esteja efetivamente presente na aula, instalamos o equipamento dentro da sala para garantir o controle efetivo da frequencia.”
Para o executivo da Madis, a modalidade também mudou a maneira de a escola se reportar ao governo. Além de controlar diariamente as salas de aula e reduzir a evasão escolar, outros benefícios como Bolsa Família e o repasse de recursos para a merenda escolar também são benefícios que as escolas públicas podem contar por meio deste tipo de controle. “Por manter um controle mais específico é possível informar quanto de merenda escolar será necessário para a escola e evitando o desperdício e possibilitando um controle mais rígido. E também, é claro, ajuda na segurança dos alunos quem está presente ou não dentro das instalações de ensino.” completa Rodrigo.

O desenvolvimento da tecnologia do MD 5707 acarretou mudanças para outros equipamentos já fabricados da Madis, “implantamos o sistema utilizado nas escolas para ambientes corporativos por meio do RBAcesso. Este aplicativo permite a execução de relatórios para o diretor ou responsável do departamento caso o funcionário não tenha acesso a determinadas área do local de trabalho” explica o executivo. Pimenta adianta que novos lançamentos estão sendo desenvolvidos e serão anunciados ainda neste primeiro semestre de 2012.

 

Share This Post

Post Comment