A diferença entre dados estruturados e não estruturados

A diferença entre dados estruturados e não estruturados

Entender a diferença entre eles pode significar o bom andamento do seu projeto de gestão de documentos e informações. A tecnologia existente hoje é completamente confiável, mas os softwares e plataformas apenas ajudam a organizar. Tornar o projeto viável depende de conhecer conceitos e a própria cultura do ambiente corporativo. De acordo com estudos, 80% do conteúdo produzido em uma empresa normal é em formato não estruturado. Mas o que isso significa e qual a diferença para um estruturado.

- A importância da gestão de documentos e informações será um dos destaques no ECMSHOW 2015, que, em sua sexta edição, traz um formato novo, com 3 eventos presenciais (em 01 e 02 de setembro) e mais 10 congressos virtuais durante todo o ano. Acesse o site do ECMSHOW para ver mais sobre o evento presencial e a agenda dos eventos virtuais. -

Não estruturados
Os bancos de dados em geral não contêm todas as informações possíveis sobre algo lá guardado. Um dado é uma forma organizada de informação, mas ela ocorre desde que campos específicos sejam preenchidos para que a recuperação deles se dê de forma automatizada. Mas documentos de texto, por exemplo, não são enxergados em toda sua amplitude. Seria inviável classificar cada palavra do texto e relacioná-las com contextos, momentos, pessoas, citações, etc. Isso é pior para vídeos e audios. Em redes sociais, quando as pessoas colocam suas emoções no que escrevem, tudo fica ainda mais impossível. Imagine que você entrou em uma sala de um colecionador. O acervo está etiquetado e organizado. Mas não se pode ter uma ideia completa do significado daquilo tudo de uma forma automática.

Estruturados
São dados que contém uma organização para serem recuperados. É como se fossem etiquetas, linhas e colunas que identificam diversos pontos sobre aquela informação e tornam o trabalho da tecnologia bem simplificado. A maioria das empresas trabalha com eles há décadas. Embora não sejam a maior fatia do conteúdo produzido, eles são o que existe – ou existia – de melhor para tirar conclusões e fazer processos fluírem.

Há uma certa discussão sobre a validade desses conceitos já que dados não estruturados possuem alguma estruturação intrínseca. Na realidade, essa separação ocorre porque a tecnologia existente é que enxerga assim. Para nós, tudo é informação e é relevante ou não. Quem sabe um dia esses termos não acabam sendo substituídos por outros ou apenas virem informação.

Share This Post

3 Responses to "A diferença entre dados estruturados e não estruturados"

Post Comment