Dilma e Merkel abrem CeBIT com visita a pavilhão das empresas brasileiras

A presidente Dilma Rousseff, abriu ontem (6/03), juntamente com a chanceler alemã, Angela Merkel, a CeBIT, maior feira de tecnologia de informação do mundo, com um passeio pelo pavilhão principal do Brasil no evento e também visitando os espaços de grandes companhias alemãs de TI. O tour das chefes de governo incluiu as brasileiras Embrapa, Padtec, Positivo, Stefanini, Atech, Petrobrás, Embraer, e Totvs.

Doutora em Física, a chanceler alemã mostrou bastante curiosidade em relação às novidades tecnológicas nacionais, sempre perguntando sobre os pormenores das soluções apresentadas. “Merkel se interessou em entender melhor o funcionamento do nosso equipamento e chegou a pedir para desligarem o microfone, porque ela queria saber mais detalhes dos produtos”, recorda André Guimarães dos Santos, gerente de marketing da Padtec. A companhia, sediada em Campinas, é a maior fabricante da América Latina de produtos para transmissão ótica. A líder alemã ouviu com atenção as explicações do presidente da Padtec, Jorge Salomão Pereira. “Ela quis saber os detalhes da nossa tecnologia, e percebi, pelas perguntas, que Merkel entende do assunto”, lembra Pereira.

Positivo Informática apresenta soluções para sala de aula

Em seu estande no pavilhão central brasileiro, localizado no Hall 6, a Positivo vai mostrar soluções inovadoras – muitas já utilizadas por mais de 10,8 mil instituições de ensino em todo o país -, que colocam a tecnologia a serviço do ensino, das necessidades de professores e alunos e, principalmente, privilegiam conteúdos de qualidade, online e off-line.

Entre as soluções que a Positivo leva à CeBIT  estão dois exemplos da combinação de conteúdo de qualidade disponibilizado em plataformas móveis. É o caso do netbook Mobo com o Aprimora, que reúne diversas atividades interativas multimídia, sugestões de atividades para o professor e avaliações periódicas que exploram conteúdos relacionados à Matemática e à Língua Portuguesa, e do tablet Ypy com o aplicativo de mobile learning Criar e Recriar, que será mostrado em primeira mão no evento. Desenvolvido especialmente para o tablet, o Criar e Recriar tem como objetivo desenvolver a habilidade de produção de texto em crianças que já superaram a etapa inicial de alfabetização e permite integrar as atividades da Mesa Educacional Alfabeto aos recursos de aprendizagem colaborativa do tablet.

Merkel e Dilma também brincaram com a Mesa Educacional Alfabeto, da Positivo, seguindo atentamente as explicações do gerente de desenvolvimento de novos produtos da empresa, Alex Paiva. “Elas sentaram, se divertiram, participaram da história e ficaram bem à vontade utilizando nosso recurso”, afirma Paiva, lembrando que o equipamento, usado em atividades didáticas para crianças de 4 a 9 anos, é sucesso no Brasil e exportado para 42 países.

Share This Post

Post Comment