Citizen Developer: unindo especialidade com oportunidade

Citizen Developer: unindo especialidade com oportunidade

Por Léo Andrade, referência em low-code e no-code no Brasil

Com o mercado tecnológico sentindo cada vez mais o déficit de programadores, o surgimento de plataformas low-code (baixo código) e no-code (sem código), que permitem a criação de aplicativos por pessoas com pouco ou nenhum conhecimento em programação, trazem novas possibilidades para o setor que tem dificuldades de encontrar desenvolvedores. Por isso, o Citizen Developer (desenvolvedor cidadão), aquele profissional fora da área de TI, mas que está habilitado a criar aplicações para os problemas do dia a dia da área em que atua, chega para trazer novas perspectivas.

Essas ferramentas estão se tornando cada vez mais populares não só no mundo da tecnologia, mas também impactando diretamente a economia. Sabe por quê? Para algumas empresas, esses novos recursos possibilitam diminuir a dependência com o setor de TI, principalmente em tarefas menos complexas, trazendo agilidade na hora de solucionar um problema. Além disso, criar aplicativos é muito mais palpável nos dias de hoje e também é uma tendência que agrega positivamente para quem tem essa habilidade.

Quais são as vantagens?

Os impactos positivos não são só para os profissionais em si, mas também para as empresas e para o próprio setor de tecnologia. Para as empresas são inúmeras vantagens, mas uma delas é que contratar profissionais de tecnologia é caro. Com a formação dos Citizen Developers, o profissional de TI passa a focar em problemas com maior complexidade. Já para o profissional, o fato de ter formação em outra área faz com que leve inovações para o setor, proporcionando uma transformação cultural para o mercado tecnológico.

Mercado carente e a necessidade de novos profissionais

A estimativa é que em poucos anos haverá um déficit de mais de 500 mil programadores só nos Estados Unidos, país que mais forma esses profissionais. Aqui no Brasil, o mercado ainda não se consolidou tanto, mas tem grande demanda e espaço para quem quiser trabalhar. Ao se tornar Citizen Developer (desenvolvedor cidadão), o profissional assume uma posição de destaque em sua área de atuação, ocupando uma posição de liderança.

Share This Post

Post Comment