10 principais tendências de IA no mundo corporativo

10 principais tendências de IA no mundo corporativo

Empresas em todo o mundo têm utilizado a ferramenta para aprimorar seus processos. Conheça quais irão remodelar os negócios em 2025, segundo o especialista Marcos Santos, CEO da Aquarela Analytics 

A Inteligência Artificial (IA) segue ganhando espaço no mercado corporativo, impulsionando e acelerando inovações em setores variados, como varejo, saúde, tecnologia, finanças e sustentabilidade. Em 2025, as empresas que adotarem estratégias baseadas em IA têm uma chance significativa de liderar seus mercados. 

Segundo o especialista Marcos Santos, CEO da Aquarela Analytics, empresa brasileira especialista em IA e análise de dados, essa mudança é crescente e não a usar pode gerar prejuízos e atrasar o desenvolvimento da companhia. “A IA tem ajudado empresas a analisarem dados com clareza, reduzir custos, minimizar situações de possível prejuízo e consequentemente ganhar vantagem competitiva no segmento em que atua.  Em 2025, acreditamos que haverá, no Brasil, um aumento da ordem de 51% na utilização dessa tecnologia empregada nas empresas”, ressalta Santos. 

Para auxiliar empreendedores e empresários em suas jornadas de imersão na IA, o especialista Marcos Santos separou as 10 principais tendências de IA que vão moldar o futuro do mundo corporativo ao longo de 2025. 

  1. IA Generativa e Novas Formas de Criatividade

Os modelos avançados e IA generativa, como o ChatGPT, DALL-E e DeepSeek, estão transformando a maneira como as empresas criam conteúdo e desenvolvem produtos. É possível gerar textos, imagens, vídeos e até protótipos de produtos de forma automatizada e personalizada. Muitas empresas utilizam essa IA para criar campanhas de marketing e criar experiências digitais personalizadas.

  1. Automação Inteligente: Eficiência Sem Precedentes

A integração da IA com soluções de automação, como a Robotic Process Automation (RPA), tem permitido que empresas otimizem tarefas repetitivas, especialmente em áreas como atendimento ao cliente, recursos humanos e finanças. Chatbots avançados realizam atendimentos personalizados e softwares de análise automatizada desenvolvem relatórios financeiros e gerenciam contratos. 

  1. Transparência em Alta com a IA Explicável

Cresce a demanda por explicações mais assertivas e empresas nas áreas de saúde e finanças, por exemplo, têm buscado opções de Inteligência Artificial Explicável (XAI, do inglês Explainable Artificial Intelligence) para entender como os algoritmos que tomam decisões.

  1. Personalização em Tempo Real: A Nova Regra do Mercado

Oferecer produtos e serviços personalizados é uma exigência no mercado atual. Agora é possível analisar grandes volumes de dados sobre o comportamento dos consumidores em tempo real.  

  1. IA e Sustentabilidade: Uma Combinação Estratégica

A preocupação com ESG e sustentabilidade dentro das corporações tem aumentado e a IA está sendo usada para promover a sustentabilidade empresarial. Por exemplo, a tecnologia pode auxiliar na análise de cadeias de suprimentos para reduzir desperdícios e na criação de soluções eficientes para reduzir a emissão de carbono. 

  1. Cibersegurança Inteligente: O Combate aos Ciberataques

Com o aumento de ataques cibernéticos, as corporações estão dedicando maior investimento a este setor. E tem usado sistemas robustos para proteger seus dados e de seus clientes. 

  1. Trabalhadores Virtuais e Equipes Híbridas

O conceito de trabalhadores virtuais não se limita mais a chatbots. Sistemas de IA avançados estão sendo integrados diretamente às equipes humanas, assumindo tarefas complexas, como relatórios financeiros, auditorias ou análises detalhadas de mercado. Este modelo híbrido humano-IA representa um futuro promissor para a produtividade corporativa.

  1. Modelos Multimodais: IA Integral

A interação entre diferentes códigos de informação – texto, imagem, áudio e dados numéricos – é outra inovação provocada pela IA. Em 2025, modelos multimodais, como o GPT-4, estão sendo adotados por empresas para análises mais completas e integradas.

  1. Foco em Ética e Acessibilidade na IA

Com a IA desempenhando papéis cada vez mais centrais, cresce também a preocupação com padrões éticos. Empresas estão investindo em IA responsável, desenvolvendo soluções inclusivas e livres de preconceitos ou discriminações.

  1. Bem-Estar corporativo com suporte da IA

A IA também pode promover o cuidado com os colaboradores, ferramentas inteligentes já conseguem monitorar indicadores de saúde mental e identificar sinais de esgotamento em equipes.

O Futuro das Empresas é Baseado em IA

Em um cenário corporativo cada vez mais competitivo, a IA é uma peça-chave para inovação, sustentabilidade e crescimento. As organizações que adotarem a inteligência artificial em seus processos internos irão ganhar vantagem competitiva e, segundo Santos, seu uso irá determinar quem serão os líderes globais em inovação no mercado em que atuam e as demais podem estar fadadas ao fracasso.

Imagem: https://br.freepik.com/fotos-gratis/renderizacao-3d-do-conceito-de-biorobos_29317052.htm#fromView=search&page=2&position=26&uuid=d960768a-8941-4c43-a914-c2055ae2e050&query=inteligencia+artificial

Share This Post

Post Comment