Capgemini e VMware firmam parceria para desenvolver soluções de orquestração em nuvem corporativa

A Capgemini,  provedora global de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, e a VMware, empresa global em virtualização e infraestrutura em nuvem, anunciam a ampliação de sua parceria estratégica para desenvolvimento de novas soluções. A iniciativa aumentará a abrangência da plataforma de integração e orquestração de serviços da Capgemini, tirando proveito das soluções de gestão em nuvem da VMware.foto_parceria

Essa parceria reflete a visão da Capgemini e da VMware sobre como as organizações de TI estão evoluindo na era da nuvem. As novas soluções auxiliarão os clientes a facilmente implantar a TI como Serviço, melhorando a maneira como administram o consumo na plataforma, nos diversos fornecedores e operadores, com provisionamento de serviços baseado em políticas, proteção da soberania dos dados e redução do tempo de retorno dos investimentos com a adoção da nuvem. A parceria reúne as soluções de virtualização e gestão da nuvem da VMware e o conhecimento especializado da Capgemini em integração, agregação e orquestração de serviços. As novas soluções da Capgemini e da VMware ajudarão as empresas do mundo inteiro a simplificar a complexidade da gestão da nuvem, maximizar a eficiência operacional,  aumentar a agilidade da TI e do negócio e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade dos serviços.

A Plataforma de Orquestração da Capgemini, combina a solução de integração de serviços da Capgemini comas soluções vCloud® Automation CenterTM, vCenterTM Operations Management SuiteTM e VMware IT Business Management SuiteTM da VMware. Como resultado, serão fornecidos novos serviços empresariais, para transformar a infraestrutura de TI e modernizar os aplicativos atuais.

Por exemplo, um diretor de marketing que esteja procurando um novo aplicativo para análise e gestão das operações será capaz de acessar um conjunto robusto de soluções prontas, compatíveis com as políticas gerais do negócio e as demandas específicas do marketing, eliminando a necessidade de realizar pesquisas, encontrar fornecedores e fazer o provisionamento, tarefas essas que consomem tempo. Por meio do portal de atendimento ao usuário final, o executivo poderá selecionar as melhores opções de fornecedor e solução de acordo com as metas, políticas e orçamento estipulados. Com isso, tanto a área de TI como a de negócios conseguem gerir eficazmente o uso, a qualidade e os custos dos serviços entregues e, ao mesmo tempo, agilizar a colocação de produtos no mercado.

Além disso, as soluções conjuntas foram desenvolvidas para aprimorar a gestão financeira e o nível dos serviços em nuvem e respectivos fornecedores, com um painel (dashboard) em tempo real, que oferece aos diretores financeiros visibilidade do uso da linha de negócio e dos gastos de TI. Da mesma maneira, os diretores de tecnologia da informação conseguem visualizar o uso dos aplicativos, com um maior controle do suporte aos processos do negócio e uma real colaboração dentro do ecossistema empresarial. A plataforma também ajudará as empresas a consumir serviços de maneira rápida e eficiente.

“Para apoiar funcionários conectados globalmente, é essencial adquirir soluções em nuvem eficientes, eficazes e que gerem informações para o negócio em tempo real", comenta o vice-presidente sênior e líder de estratégia em infraestrutura e ecossistema da Capgemini, Raf Howery. “Expandir a parceria com a VMware, com a introdução da nova solução de nuvem empresarial, é uma parte essencial da estratégia de orquestração da nuvem, que ajudará as empresas a administrar melhor a complexidade de sua jornada rumo à transformação de suas atividades de TI. Elas poderão fazer a transição para a plataforma com maior flexibilidade e simplicidade e obter recursos nos ambientes legados, públicos, privados ou híbridos, everão um impacto imediato nos negócios.”

“As soluções de gestão da nuvem da VMware foram desenvolvidas para atender às demandas da TI como serviço, ou seja, autosserviço, escala, velocidade da mudança e infraestruturas compartilhadas, assim como os modernos aplicativos que as viabilizam. Esta solução líder de gestão da nuvem, juntamente com a força e o conhecimento da Capgemini na implantação de soluções empresariais de grande escala, expande significativamente a parceria e o valor que geramos em conjunto para nossos clientes", analisa o vice-presidente sênior e gerente geral da Divisão de Gestão da Nuvem da VMware, Ramin Sayar. “Estamos entusiasmados com a estratégia e investimentos conjuntos, que abrangerão várias áreas do negócio e de tecnologia e oferecerão um valor único e diferenciado ao setor e aos nossos clientes corporativos".

No Brasil, a Capgemini é parceira da VMware desde 2007, alcançando o nível premier em 2010, e oferece todo o portfólio de soluções de software para virtualização de infraestrutura, Cloud Computing, End User Computing, além de todas estas soluções na modalidade como serviço.

Em 2013, a Capgemini Brasil alcançou o maior percentual de negócios com a VMware e representou 38% do total de transações da Capgemini Global com a líder global em virtualização. Nos últimos anos, a empresa também foi reconhecida com prêmios da VMware, como Parceira do Ano da América Latina em 2010, Melhor Performance do Ano na América Latina em 2011 e Provedora de Solução do Ano do Brasil em 2012.

Share This Post

Post Comment