F-Secure descobre vírus Trojan enviado por entidades governamentais

A F-Secure não se prende a políticas: malware disseminados pelo governo, independentemente de quem os criou, serão combatidos pela empresa. Essa é a mensagem que é reiterada no novo Relatório de Ameaças referente ao 2o semestre de 2013 divulgado pelo F-SecureLabs. Além disso, o relatório revela que ataques por malware baseados em internet dobraram nos  últimos seis meses em relação ao período inicial do ano. E ataques ao sistema Android foram responsáveis por 97% de todas as ameaças a dispositivos móveis registradas no decorrer do ano.malwares

Com o governo atuando para acessar o máximo possível de informações, a atenção da F-Secure aos trojans governamentais e vigilância em massa continua forte e sem tolerância. É e sempre foi uma política da F-Secure detectar qualquer malware independente de sua fonte. E privacidade é um dos principais valores da empresa e refletido no modo como seus produtos são desenvolvidos.

“Vigilância governamental não diz respeito sobre governos coletando informações que você está compartilhando pública e voluntariamente", explica MikkoHypponen, Diretor de Pesquisas do F-SecureLabs. “É sobre coletar informações que você nem imagina que está compartilhando e somente porque a informação pode ser obtida tecnicamente não significa que seja correto".

Independentemente das fontes, ataques baseados em web, que tipicamente envolvem técnicas que redirecionam o browser a sites maliciosos, foram os mais comuns identificados no período, representando 26% dos ataques, seguido por vírus do tipo Conficker, com 20%. As três vulnerabilidades mais comuns identificadas durante o período foram todas relacionadas a Java, apesar de terem diminuído em comparação com o primeiro semestre. Os malwares para Mac apresentaram ligeiro crescimento com 51 novas famílias e variantes identificadas em 2013.

Android

 

97% das ameaças a dispositivos móveis em 2013 foram encontradas na plataforma Android, que acumulou 804 novas famílias e variantes. Os 3% restantes (23) estavam relacionados ao Symbian. Nenhuma outra plataforma apresentou ameaças. Em 2012 foram registradas 238 novas ameaças ao Android.

Os 10 países que mais registraram ameaças ao Android detectaram um pouco mais de 140.000 malwares. 42% dos ataques foram registrados na Arábia Saudita e 33% na Índia. Nos países europeus foram 15% e nos Estados Unidos, 5%. Como a plataforma Android tem relativamente pouca vulnerabilidade, o principal método de distribuição continua sendo o download de aplicativos desconhecidos de lojas de terceiros.

 

O relatório também destaca:

 

  • O estado da privacidade na web e como os usuários podem, sem saber, ter suas atividades de navegação e informações pessoais capturadas e armazenadas online;
  • As principais cidades do mundo onde um ataque por malwareAndroid é mais provável;
  • O que fazer se você planeja continuar usando o Windows XP após 8 de abril;
  • Porque evitar sites pornô e Java podem ser importantes para salvar sua existência online;
  • O que acontece com os kits de vulnerabilidades após a prisão do criador do BlackHole;
  • Como o botnet "Mevade" usa a rede Tor para esconder seu tráfego;
  • O desenvolvimento da Ásia e o consequente aumento na detecção de malware na região.

 

A versão completa do Relatório de Ameaças pode ser acessado aqui: https://www.f-secure.com/en/web/labs_global/.

Share This Post

Post Comment