Cloud, big data, mobilidade e file sharing podem mudar a gestão de informações?

Cloud, big data, mobilidade e file sharing podem mudar a gestão de informações?

A área que conhecíamos como tecnologia da informação (TI) tem sofrido mudanças radicais nos últimos anos. Com os novos movimentos sendo conduzidos pelo usuário final, consumidores e funcionários com smartphones e tablets na mão começaram a ditar os rumos do mercado. Para a TI restou olhar tudo com espanto enquanto tenta organizar os novos comportamentos livres e dinâmicos com a infraestrutura construída para ser robusta e cercada.

No meio desse cabo de guerra, muitos se perguntam se as coisas já não mudaram o suficiente para adotar novas práticas que seriam impossíveis há alguns anos. Afinal, a informação já não é domínio da companhia e, sendo produzida e consumida nas pontas, o que a TI está fazendo alí no meio de tudo? Recentemente, um artigo do CMSWire levanta a questão de que o compartilhamento de arquivos poderia substituir os sistemas de gestão de conteúdo, os ECMs (enterprise content management).

Plataformas como Dropbox ou Simcplicity (da EMC) que permitem um compartilhamento de arquivos mais simples são adotadas por empresas no mundo todo. O sucesso delas levou outras marcas como Citrix, Box e Accelion a criarem um mercado robusto dos chamados Enterprise File Synchronization and Sharing (EFSS). Só a Dropbox tem 300 milhões de usuários e 4 milhões de empresas.

Ao mesmo tempo, os novos dispositivos mobile com seus apps, o uso da cloud por companhias em busca de eficiência e custo baixo, a integração das redes sociais com os negócios e o fenômeno do big data forçam a uma mudança brusca no que conhecíamos como TI. E embora os departamentos de tecnologia saibam de tudo isso, parecem nunca correr na mesma velocidade das mudanças. Tais cenários criam dúvidas sobre se estamos ou não à beira de algo completamente novo ou vamos conseguir remendar coisas antigas para trabalharem nos futuros paradigmas.

- A importância da gestão de documentos e informações e suas tendências futuras estão no ECMSHOW 2015, que, em sua sexta edição, traz um formato novo, com 3 eventos presenciais (em 01 e 02 de setembro) e mais 10 congressos virtuais durante todo o ano. Acesse o site do ECMSHOW para ver mais sobre o evento presencial e a agenda dos eventos virtuais. -

A discussão não tem uma conclusão ainda e é possível acompanhar isso com especialistas de mercado. Especialistas apontam que cloud, mobilidade, big data, social business e analytics irão sim mudar muita coisa. Isso sem dúvida trará impactos aos fornecedores de tecnologia e deve consolidar um novo termo mais amplo. A gestão da informação será o grande guarda-chuva sob o qual outros termos estarão abrigados. E, provavelmente, plataformas tradicionais como os ECM evoluirão para integrar novas soluções. Mas eles devem ficar restrito a grupos específicos de usuários. O compartilhamento de arquivos de forma mais fácil dos EFSS pode ganhar o espaço em processos mais simples das empresas.

Quanto ao futuro da TI. Bom, se tudo usa tecnologia hoje em dia, talvez fique redundante demais ficar citando ela a todo instante. Assim, tudo seria somente sobre informação, sobre a gestão da informação.

Share This Post

Post Comment