Um novo programa de gestão implantado pela Atos, líder internacional em serviços digitais, em sua unidade de Londrina (PR) possibilitou a remoção dos telefones fixos dos mais de 400 funcionários da empresa. A iniciativa faz parte do Global Voice Project, programa que visa melhorias tecnológicas para os profissionais da empresa e tem como objetivo aumentar a produtividade dos colaboradores e facilitar o trabalho remoto, incentivando o trabalho em casa ou em qualquer lugar. Além disso, novas ferramentas sociais aplicadas para a comunicação e interação entre colaboradores.
A Atos utiliza sua própria rede social, o blueKiwi, que permite discussões em grupo e a rápida troca de arquivos e documentos. Outra ferramenta é um software de mensagem instantânea conectado à internet capaz de transmitir mensagens escritas, por voz ou por vídeo, facilitando o trabalho para toda a equipe, tanto no escritório como fora dele.
“Estamos testemunhando uma mudança na forma como as pessoas se comunicam, muito em função do impacto das mídias sociais e a comunicação móvel. Como impulsionadores de novas tecnologias, reconhecemos este comportamento contemporâneo e, em razão, disso fazemos uso das nossas redes sociais internas, a fim de aumentar o engajamento e a produtividade dos profissionais”, afirma Alexandre Gouvêa, presidente da Atos para a América Latina.
Com os avanços tecnológicos ampliando as fronteiras e permitindo cada vez mais o trabalho remoto, a Atos, por meio do programa de qualidade de vida – o wellbeing@work, está reavaliando os modelos de infraestrutura corporativa, adotando modelos mais modernos vislumbrando em um futuro próximo a prática de escritórios virtuais.
Com as ferramentas utilizadas pela empresa, o colaborador tem uma maior facilidade para trabalhar remotamente, pois o seu ramal o acompanha onde estiver, sendo possível atender e fazer ligações como se estivesse no escritório. Além da praticidade, todas as ligações para as localidades da Atos não geram nenhum custo para empresa, proporcionando a otimização dos recursos financeiros.
"Essas novas ferramentas permitem que os nossos colaboradores trabalhem produtivamente de casa, com formas simples e flexíveis de se comunicar com colegas de trabalho e clientes de forma segura. Tudo isso cria um ambiente de trabalho mais equilibrado, no qual o colaborador pode conciliar melhor o tempo para sua vida pessoal e profissional, proporcionando uma qualidade de vida melhor”, afirma Francisco Fay, vice-presidente de Recursos Humanos e Comunicação da Atos para a América Latina.