Especialista americano fala sobre os desafios do Big Data

john-haddad-senior-director-of-big-data-product-marketing-informatica
John Haddad

*Por Isabela Iori

A Informatica realizou o Big Data Summit, em São Paulo. O evento contou com um case de sucesso da Claro, que mostrou na prática como o Big Data pode trazer desempenho, produtividade e potencial nos negócios.  Houve também a apresentação do especialista John Haddad, que levou seus conhecimentos ao evento. John, que atua no mercado há mais de 25 anos, é consultor de melhores práticas em Big Data sob a ética de Gestão e Tecnologia. Nesta entrevista, o especialista fala sobre o desafio e o uso do Big Data:

Information Management-  Quais são os desafios do Big Data no mercado Latino Americano? São diferentes do resto do mundo?

John Haddad- O maior desafio é realmente encontrar patrocínio por meio de iniciativas de negócio que requeiram o uso de tecnologias relacionadas ao big data. Mas, na verdade, podemos provavelmente dizer que os desafios são os mesmos. Como achar as qualificações? Como gerenciar a complexidade das novas tecnologias?  Qual a causa e efeito dessa tempestade de dados? Por onde começar essa jornada em big data? É a pergunta que sempre ouvimos em todos os lugares. O que pode mudar são a estrutura da cultura e a organização

IM- O mercado nacional já esta em pleno uso das ferramentas de Big Data? Qual é o nível de maturidade do Brasil?

John Haddad- Nível de maturidade, começa  a sair da teoria e comça a praticar por meio de projetos pilotos e casos já em produção.  das empresas em cada país, já que cada empresa trabalha de uma forma diferente.

IM-  Quais as vantagens das ferramentas do tipo da Informatica em relação ao Open Source?

John Haddad- Na verdade a Informatica trabalha acima do open source. Não compete com ele, na verdade complementa o que ele oferece. O open source oferece a base, alguns componentes e frameworks para armazenar e processar dados e a Informatica constroi aplicações, ferramentas e plataformas em cima dele para que fique mais fácil trabalharem juntos, terem insights e trazerem mais resultados de negócios

 

 

Share This Post

Post Comment