Google elege solução turnkey para redes submarinas da Padtec

A Padtec, uma das líderes mundiais em tecnologia de comunicações ópticas, foi selecionada pelo Google para gerenciar e keyexecutar a implantação da rede submarina de alta velocidade que interligará Rio de Janeiro e São Paulo. O cabo submarino, batizado de Júnior (em homenagem ao pintor e desenhista brasileiro José Ferraz de Almeida Júnior), ligará a Praia da Macumba, no Rio de Janeiro (RJ), à Praia Grande, na Baixada Santista (SP).

 

A solução turnkey fornecida pela Padtec terá aproximadamente 390 quilômetros de extensão e oito pares de fibra. O cabo Junior se interconectará com outros operados pelo Google, visando ampliar a infraestrutura de transmissão de dados na América Latina. Serão fornecidos para o sistema os equipamentos da plataforma LightPad i6400G da Padtec, baseada na tecnologia DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing).

 

“Estamos orgulhosos em participar de um projeto de tamanha relevância e em atender um cliente como o Google, em um espirito de parceria tecnológica”, afirma Manuel Andrade, CEO da Padtec. “E, acima de tudo, estamos felizes por se tratar de uma solução desenvolvida com tecnologia nacional, elevando a qualidade da engenharia brasileira a níveis similares ao que há de mais avançado no mercado mundial”, completa.

 

Resultado de um esforço de desenvolvimento tecnológico, ao longo dos últimos quatro anos, e parte fundamental do projeto, o repetidor submarino da Padtec foi testado e qualificado para suportar os mais severos ambientes e altíssimas pressões que garantem transmissões transoceânicas em distâncias ultralongas. O equipamento faz parte da solução turnkey para sistemas submarinos da Padtec, que abrange a elaboração, gerenciamento e execução do projeto, incluindo a contratação de parceiros reconhecidos mundialmente.

 

"Estamos muito felizes de poder trabalhar com a Padtec”, afirma Cristian Ramos, gerente de Parcerias de Desenvolvimento de Infraestrutura de Internet para a América Latina do Google. “Ela já é uma empresa mundialmente conhecida no setor de sistemas de transporte óptico terrestre e, com esse projeto, se torna um novo player na indústria de transmissão submarina. Tudo isso graças ao investimento feito em talentos e em pesquisa e desenvolvimento. O melhor de tudo é que estamos falando de uma empresa brasileira”, acrescenta.

 

A previsão de conclusão da instalação e início da operação do sistema submarino São Paulo-Rio de Janeiro é o segundo semestre de 2017.

Share This Post

Post Comment