Pesquisa revela que empresas perdem dados via dispositivos móveis

O "Estudo Global sobre Riscos de Mobilidade" revelou que os dispositivos móveis corporativos e o fenômeno de "traga seu próprio dispositivo" (BYOD) estão rapidamente frustrando a segurança e as políticas empresariais. Dos mais de 4 mil participantes de 12 países, 77% concordam que o uso de dispositivos móveis no local de trabalho é importante para atingir os objetivos da empresa. Entretanto, 76% também acreditam que esses dispositivos colocam suas empresas em risco – e somente 39% têm os controles de segurança necessários para mitigar os riscos.

“A TI passou anos trabalhando com a segurança de desktops e tentando evitar a perda de dados pela web e por e-mail, mas os dispositivos móveis estão mudando o jogo", disse Tom Clare, diretor sênior de Gerenciamento de Marketing de Produtos. "Os tablets e dispositivos iOS estão substituindo os laptops corporativos e, ao mesmo tempo, os funcionários trazem seus próprios dispositivos para trabalhar e acessar informações corporativas. Esses dispositivos abrem as portas para a perda de dados importantes. A TI precisa se preocupar com os dados acessados pelos dispositivos móveis, e não com os dispositivos em si”.

A pesquisa que está sendo lançada, realizada pelo Instituto Ponemon e patrocinada pela provedora de segurança de conteúdo Websense, Inc, foi projetada para ajudar os profissionais de segurança de TI a desenvolver planos para garantir a segurança diante de uma força de trabalho móvel cada vez maior. A pesquisa revela que, geralmente, as empresas não sabem como e quais dados estão saindo das suas redes através de dispositivos móveis pouco seguros. As soluções tradicionais e estáticas de segurança como antivírus, firewalls e senhas não são eficientes para frear o malware avançado e as ameaças de roubo de dados de pessoas internas negligentes ou mal intencionadas.

 

Share This Post

Post Comment