Transformação digital entra em nova fase e exige “arquitetura das operações”, diz especialista

Transformação digital entra em nova fase e exige “arquitetura das operações”, diz especialista

Empresa brasileira, Webpeak, participa do Partner Meetup da Zoho e aponta mudança na forma como organizações estruturam tecnologia, dados e relacionamento com clientes

Durante anos, empresas foram incentivadas a digitalizar seus processos. Adotar CRM, automatizar marketing, integrar canais de atendimento e implementar plataformas de gestão passaram a fazer parte da agenda de transformação digital de organizações de diferentes setores.

Mas, para muitos negócios, a digitalização acabou criando um novo desafio: um ambiente fragmentado de ferramentas e sistemas que nem sempre conversam entre si.

Segundo especialistas, o próximo passo da transformação digital passa justamente por resolver esse problema — conectando tecnologia, dados e processos dentro de uma lógica integrada de operação.

É nesse cenário que começa a ganhar espaço nas empresas um novo conceito: a arquitetura digital dos negócios.

Mais do que escolher softwares, organizações passam a precisar estruturar a lógica que conecta dados, processos e relacionamento com clientes em uma operação integrada e orientada por informações.

“Durante muito tempo o mercado tratou transformação digital como adoção de ferramentas. Hoje entendemos que o verdadeiro desafio está em projetar a arquitetura que conecta toda a operação”, afirma Marcos Custódio, fundador da Webpeak, empresa brasileira especializada em arquitetura digital e implementação de soluções tecnológicas.

A empresa integra o ecossistema global de parceiros da Zoho, multinacional de tecnologia com um portfólio que reúne mais de 50 aplicações voltadas à gestão empresarial, CRM, automação de marketing, atendimento e colaboração corporativa.

Como parceira certificada da Zoho, a Webpeak atua apoiando empresas na implementação, integração e personalização das soluções da plataforma.

A companhia participará do Partner Meetup da Zoho, encontro que reúne parceiros da multinacional para discutir evolução de produtos, tendências do mercado e novas oportunidades dentro do ecossistema global da plataforma.

Na prática, segundo Custódio, a transformação digital começa a entrar em uma nova fase.

“Marketing, vendas, atendimento e dados não podem mais funcionar como áreas isoladas. Quando essas estruturas passam a operar dentro de uma mesma lógica digital, a empresa ganha eficiência, inteligência de dados e capacidade de escalar suas operações”, explica.

Esse movimento acompanha o avanço de plataformas empresariais cada vez mais integradas, capazes de centralizar diferentes áreas da operação dentro de um único ambiente tecnológico.

De acordo com estudos recentes da IDC, empresas de diferentes setores vêm acelerando investimentos em integração de sistemas e plataformas corporativas para tornar suas operações mais orientadas por dados e capazes de responder com mais agilidade às demandas do mercado.

Nesse contexto, cresce também a demanda por especialistas capazes de estruturar a infraestrutura digital das empresas — profissionais e empresas que atuam não apenas implementando tecnologia, mas projetando a arquitetura que sustenta o crescimento dos negócios.

“A tecnologia virou commodity. O diferencial agora está em como as empresas organizam essa tecnologia dentro da operação”, afirma Custódio.

Para o executivo, a próxima fase da transformação digital não será marcada apenas pelo surgimento de novas ferramentas, mas pela forma como as organizações serão capazes de conectar dados, processos e relacionamento com clientes dentro de uma mesma estratégia digital.

“Empresas não precisam apenas de tecnologia. Elas precisam da arquitetura que conecta essa tecnologia ao crescimento do negócio”, diz.

Segundo ele, essa mudança deve redefinir a forma como organizações estruturam suas operações nos próximos anos. 

“Quem dominar a arquitetura digital das operações vai definir o futuro das empresas.”

Imagem: https://br.freepik.com/imagem-ia-gratis/visoes-futuras-conceito-de-negocios-e-tecnologia_396969376.htm

Share This Post

Post Comment