CPQD lança solução de identidade digital descentralizada fornecida no modelo SaaS

CPQD lança solução de identidade digital descentralizada fornecida no modelo SaaS

O CPQD está lançando uma solução de identidade digital descentralizada, baseada em tecnologia blockchain, desenvolvida com o objetivo de dar mais segurança à autenticação de pessoas, empresas e também de coisas. Batizada de CPQD iD, a solução é fornecida no modelo de plataforma de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês), o que torna o seu uso acessível a empresas de qualquer porte ou segmento de mercado.

“O mercado do CPQD iD é bastante amplo: vai desde startups interessadas em uma solução de autenticação robusta, segura e escalável até grandes corporações com capacidade de formar ecossistemas com outras empresas em torno de novos modelos de negócio”, afirma Érico Paz, responsável pelo marketing de produto de soluções Blockchain do CPQD. “Trata-se de uma solução aberta e flexível, em que o usuário tem a posse dos seus dados, que podem ser compartilhados de forma segura e com elevado nível de privacidade”, acrescenta.

Fernando Marino, responsável técnico por produtos Blockchain do CPQD, explica que a plataforma CPQD iD funciona como um serviço para a criação, verificação, assinatura digital e customização de identidade digital descentralizada para pessoas, organizações, ativos e coisas. “O objetivo é proporcionar uma identidade reutilizável, segura, sem senhas e aderente à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)”, enfatiza Marino.

Entre os recursos do CPQD iD, destacam-se a possibilidade de reuso da identidade e registros, o armazenamento de múltiplas credenciais para diferentes serviços de empresas ou entidades distintas, a autenticação segura e sem senhas, a carteira digital para dispositivos móveis e a interoperabilidade com sistemas existentes - o que torna possível a utilização dessa identidade por grande parte dos sistemas digitais. “A credencial fica sob o controle do usuário, na carteira digital, e pode ser usada para acessar portais corporativos ou fazer transações em marketplaces, por exemplo. A autenticação da credencial é feita por meio de verificação criptográfica e blockchain”, explica Érico Paz.

Premiado pelo Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações 2021 como uma das soluções mais inovadoras na categoria Fornecedores de Software e Serviços, o CPQD iD já conquistou seu primeiro cliente: a agência Nota Registrada, fintech que oferece a empresas de vários segmentos, em especial do mercado financeiro, uma plataforma moderna e robusta para gestão de recebíveis, validação de lastros, registros de títulos, pagamentos e cobrança, entre outros.

A nova solução de identidade digital descentralizada também está sendo usada em um piloto interno, envolvendo os colaboradores do próprio CPQD. O objetivo é avaliar o uso do CPQD iD em larga escala e em ambiente real, fornecendo insumos para melhoria do produto. Para participar do teste, o colaborador instala o aplicativo em seu smartphone e faz um cadastro, fornecendo uma foto do RG ou CNH e uma selfie. Durante o piloto, essa identidade digital vem sendo utilizada para acessar sistemas corporativos do CPQD, substituindo o login e senha usados normalmente.

Além disso, o CPQD iD será utilizado no caso de uso a ser desenvolvido pelo Mercado Bitcoin, em parceria com o CPQD, Bitrust e ClearSale, na edição especial do LIFT (Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas) que tem como objetivo avaliar aplicações de uma criptomoeda nacional, emitida pelo Banco Central - o LIFT Challenge Real Digital. A proposta do Mercado Bitcoin foi uma das nove selecionadas, entre 47 apresentadas por empresas de vários países, para participar desse desafio que começa neste mês de março.

Mais informações sobre o CPQD iD estão disponíveis no link 

Share This Post

Post Comment