Acesso seguro para trablhos a distância de funcionários de autarquias e autoridades municipais

Os funcionários das autoridades públicas – dos agentes da autoridade aos técnicos de inspeção rodoviária – trabalham com frequência longe dos seus gabinetes. E consequentemente necessitam de asceder, à distância, às redes urbanas ou municipais de modo a poderem documentar as suas funções. Os funcionários de muitas destas autoridades procedem ao login mediante a autenticação de dois fatores e identificam-se utilizando tokens de hardware dedicado. No entanto, com esta abordagem, os custos de aquisição e manutenção relativos aos tokens podem subir muito rapidamente. A SecurEnvoy, que desenvolveu um método de autenticação de dois fatores sem tokens, oferece uma alternativa. Com este método, os funcionários que trabalham à distância podem asceder às redes de modo fácil e eficaz utilizando dispositivos como os smartphones.segurança 6

Os tokens tradicionais, como por exemplo os smart cards, são utilizados, para além dos detalhes de login, de modo a proporcionarem autorização de acesso em muitas empresas e organizações. No entanto, a implementação de tais métodos é muitas vezes demorada e a substituição dos tokens defeituosos pode tornar-se dispendiosa. A SecurEnvoy permite que as empresas e as organizações utilizem smartphones, computadores portáteis ou tablets como dispositivos de autenticação. Um dos métodos da solução SecurAccess consiste em enviar uma palavra-passe gerada dinamicamente para os dispositivos móveis dos funcionários, mediante uma mensagem SMS ou um e-mail. A palavra-passe recebida é seguidamente combinada com a informação de login do utilizador de modo a permitir uma autenticação de dois fatores sem tokens. Os funcionários das autoridades públicas poderão então, de forma rápida e conveniente, aceder às redes de TI. Exemplos como os do Conselho Autárquico de Kensington e Chelsea demonstram as vantagens do método de autenticação de dois fatores sem tokens.

Redução de custos de funcionamento
O município da zona ocidental da capital britânica emprega milhares de funcionários públicos, incumbidos de atender às necessidades de uma população com aproximadamente 150.000 habitantes. Neste contexto, é cada vez maior o número de funcionários que acede, à distância, à rede principal da administração. Durante muitos anos, os funcionários que exerciam as suas funções fora dos gabinetes tinham com eles um token físico, dedicado, que gerava códigos de acesso para efeitos de autenticação de rede. No entanto, este método demonstrou ser moroso e inseguro. Os tokens perdiam-se com frequência ou eram deixados para trás com computadores portáteis, e a constante necessidade de os substituir originava custos de funcionamento cada vez mais elevados. A administração encontrou uma solução mais adequada mediante uma abordagem sem tokens, e implementou um procedimento de autenticação de dois fatores baseado na SecurAccess.

“O município já tinha equipado mais de 1000 funcionários com telemóveis. Por conseguinte, pretendíamos fazer uma utilização ainda maior deste investimento e poupar nos custos de tokens dedicados”, explica Russell Hookway, Gestor de Redes e Telecomunicações no Conselho Autárquico de Kensington e Chelsea. A relação custo-benefício pelo dinheiro aplicado foi outro dos motivos que fez com que pretendêssemos realmente utilizar a tecnologia da SecurEnvoy.”

Dissipadas as preocupações com a segurança
A Câmara Municipal da cidade escocesa de Dundee, com uma população de 140.000 habitantes, também utiliza com sucesso um método de autenticação de dois fatores sem tokens. O objetivo da Câmara Municipal consistia em resolver as preocupações de segurança relativas a garantir aos funcionários o acesso à rede, independentemente da localização. A este respeito, a Câmara Municipal está sujeita aos requisitos do Código de Conduta e Cumprimento (CoCo) para as autoridades locais, aprovado pelo governo escocês.

“Pretendíamos melhorar a segurança das nossas redes virtuais privadas e gostámos do acesso fácil e seguro à rede proporcionado por um método baseado em mensagens SMS”, explica Graeme Quinn, responsável pela Equipa de TI da Câmara Municipal de Dundee. “Hoje em dia quase toda a gente tem um telemóvel, por isso os custos globais podem ser geridos. A SecurAccess é uma solução rápida e fácil que resolve os problemas de segurança relativos ao trabalho à distância.”

Um processamento de pedidos mais rápido
Na província holandesa de Gelderland, a autenticação de dois fatores sem tokens substituiu a utilização de smart cards. Era frequente os cartões não funcionarem, o que resultava em muitos telefonemas para o “help desk” de funcionários que trabalhavam à distância, e levava igualmente ao atraso na concessão de pedidos. Os leitores de cartões também constituem um problema quando as pessoas trabalham a partir de casa ou mediante dispositivos pessoais, conjugado com os problemas relativos à implementação de certificados para os cartões e à funcionalidade dos próprios cartões. Por esses motivos, as organizações consideram ser mais rápido, mais fácil e mais rentável utilizar uma alternativa sem tokens. A autoridade pública contactou um fornecedor holandês de TI e optou pela solução SecurAccess. Os efeitos positivos depressa se tornaram tangíveis: o tempo de processamento para pedidos à distância individuais foi reduzido de quase 50 minutos para cerca de 30 segundos.

Share This Post

Post Comment