5 vantagens do ERP especialista para o varejo de móveis

5 vantagens do ERP especialista para o varejo de móveis

por Ricardo Recchi, country manager da Genexus Brasil e Eduardo Aguilar, gerente comercial da Send Informática,

Março 2022 - O varejo de móveis teve um crescimento expressivo em 2020 devido à valorização do lar em detrimento das atividades de lazer, que foram deixadas em segundo plano em função da pandemia. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este foi o segmento que apresentou o maior aumento no volume de vendas.

Já no ano passado, apesar das vendas mais estáveis, a produção de móveis no primeiro semestre ficou acima dos 30 milhões de peças, o que representa um aumento de 31,7% em comparação ao mesmo período de 2020. Responsável por puxar a produção, o varejo registrou um acréscimo de 17,5% em quantidade de peças vendidas e de 11,3% em receita, de acordo com o estudo realizado pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL).

Após esse período de boas vendas, ascensão e aprendizados, para 2022 a estimativa do setor é continuar crescendo. Diante disso, as tecnologias especializadas podem favorecer novas oportunidades de mercado, ampliando a sustentação de demandas ainda não previstas, ou seja, é momento de se preparar para novas oportunidades. Para lidar com este cenário, listamos cinco razões para as lojas de móveis e decoração implementarem um ERP (Enterprise Resource Planning) especialista no setor.

Estruturação e rastreabilidade de produtos - uma ferramenta especialista mantém as inúmeras características dos produtos em todas as etapas do seu ciclo de vida nas lojas, que vai da comercialização, passando pelos orçamentos e estoque. Por exemplo, um sofá possui características próprias como tecidos, tamanhos, lugares e outros. Essa estruturação define uma identificação única para cada peça permitindo a rastreabilidade do produto, como a localização no estoque e o caminho que a peça seguiu desde a venda na loja até a entrega no cliente.

Agilidade nas vendas - devido à leitura dos códigos de barras por tablet ou celular, os vendedores podem acessar todas as informações sobre o mostruário de produtos, o que facilita o orçamento em tempo real.

Assistência técnica - é importante que o ERP direcionado ao setor moveleiro tenha um módulo de assistência técnica para acompanhar os produtos que necessitam de reparo. Os benefícios em ter informações estratégicas refletem não só em organização, como também na satisfação do cliente final.

Gestão de profissionais - trata-se de um módulo que faz a gestão de compra dos móveis em projetos feitos por arquitetos ou decoradores, sendo possível vincular as reservas técnicas e programas de fidelidade e benefícios para esses profissionais.

Possibilidade de customização com low-code -- ainda que numa ferramenta especialista estejam embarcadas as melhoras práticas do setor, as empresas podem ter necessidades específicas de customizações. Um ERP que cresce com o negócio, acompanhando as novas demandas do mercado, é uma condição de sucesso. E essa possibilidade de customização e adaptação da solução com agilidade só é possível com low-code, uma ferramenta de desenvolvimento que elimina programações extensas e, por isso, leva às empresas de tecnologia escalabilidade e eficiência na construção de softwares, o que reflete na agilidade do time-to-market de produtos e serviços que as lojas de móveis disponibilizam aos seus usuários e clientes.

Hoje, adotar tecnologias especialistas com possibilidade de customizações é uma condição primordial para o crescimento do negócio, pois além de apoiarem as rotinas, assegurando processos e a minimização de falhas, o modelo ainda vai refletir diretamente na ponta: a satisfação dos consumidores, que seguem cada vez mais exigentes.

Share This Post

Post Comment