Visão computacional e o papel da percepção tecnológica

Visão computacional e o papel da percepção tecnológica

Tão importante quanto implementar soluções inovadoras, é identificar as maiores necessidades de uma empresa a fim de descobrir como saná-las através da tecnologia

*Texto de Fabricio Beltran

Cada vez mais encara-se a chegada da Transformação Digital como uma porta de entrada para novas ferramentas e métodos de gestão operacional. Essa mudança de pensamento representa a urgência de se obter um olhar estratégico quanto à utilização de ferramentas disponíveis no mercado. Nesse sentido, é fundamental estabelecer critérios e pontos de entendimento sobre a realidade empresarial que se está inserido, somente assim pode-se extrair os benefícios desejados e resultados satisfatórios.

Em termos gerais, o cenário brasileiro tem amadurecido a ideia de que a máquina veio para auxiliar e redirecionar profissionais qualificados a funções complexas e subjetivas. Por exemplo, um levantamento recente realizado pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) indicou que profissões ligadas à tecnologia terão um crescimento contínuo até 2023.

É legítima e extremamente bem-vinda a criação de cargos capazes de contemplar às diversas possibilidades que plataformas digitais oferecem. Isso também envolve a percepção de líderes e executivos na busca por um território empresarial pronto para receber inovações. Pensando em uma maior imersão no assunto, preparei um artigo completo sobre o tema. Acompanhe!

Por dentro de uma visão computacional

Afinal, qual é o principal objetivo compartilhado por soluções tecnológicas? Definitivamente, a replicação da ótica individual e humanizada é um de seus maiores pilares. É trabalhando com esse conceito que se possibilita a reconstrução, interrupção e compreensão do quadro identificado. Se nós enquanto indivíduos usamos como base analítica o poder sensorial que nos pertence, tal procedimento é facilmente reproduzido por softwares e hardwares, com o diferencial máximo de assertividade.

Trata-se de contar com o raciocínio lógico em prol de simplificações processuais e deduções conclusivas. Atualmente, empresas do setor tecnológico disponibilizam ferramentas capazes de simular essa visão humana através do computador, a fim de realizar a leitura de documentos como RG e CNH. É um exemplo claro de eficiência operacional provocada pela adoção dessa mentalidade inovadora, reduzindo drasticamente o direcionamento de profissionais a atividades repetitivas e exaustivas.

Outro impacto relevante se aplica na qualidade e legibilidade dos arquivos analisados, que em união à obtenção de dados complementares, introduz os executivos a um novo patamar de precisão estratégica. Isso nos leva ao próximo tópico.

Impacto na tomada de decisão

Durante muito tempo, o líder, ou profissional encarregado pela aplicação prática de decisões relacionadas ao negócio, trabalhou com um embasamento antecessor fragilizado e lançado ao acaso do mercado. Experiências passadas e percepções precipitadas são alguns dos elementos levados em consideração nesses momentos tão determinantes para o futuro de uma empresa. Atualmente, o contexto aprimorou-se.

Soluções de análise caminham de mãos dadas à assertividade em várias frentes organizacionais. O sucesso de uma organização passa diretamente por escolhas administrativas que influenciem positivamente, a produtividade, desempenho e taxa de lucro. Nesse mesmo caminho, contar com ferramentas certas é a forma ideal de se instrumentalizar suportes precisos e gerações de novos insights.

Uma gestão associada à tecnologia como combustível gradual tem como grande trunfo a sensibilidade de identificar e separar informações relevantes para o gerenciamento dos processos.

Percepção para acompanhar o mercado

Adaptação. Essa é uma palavra que não pode fugir do vocabulário profissional dos que almejam angariar um poderio competitivo diferenciado. Os consumidores, por sua vez, estão preocupados com o uso de seus dados por companhias de todos os tamanhos e setores. Com o respaldo legislativo, isso denota a necessidade em corresponder esses anseios com transparência e segurança informacional. Não se trata de apenas evitar possíveis punições ou prejuízos financeiros, mas de preservar a reputação em meio ao público.

Percepção tecnológica é entender como a máquina pode auxiliar e impulsionar seu negócio de acordo com as novas tendências globais. Para isso, algumas medidas são recomendáveis e plausíveis para a obtenção do objetivo, como realizar consultorias pontuais e implementar ferramentas que aliviem o sistema organizacional utilizado.

E você já parou para pensar como a tecnologia pode ajudar a melhorar os resultados de sua empresa? Faça essa reflexão e participe do debate!

*Fabricio Beltran é Co-founder e CTO da Nextcode.

Share This Post

Post Comment