A pesquisa #ListenLearnLead (Ouça, Aprenda, Lidere), realizada pela Accenture com 3.600 profissionais em 30 países, revelou que a imensa maioria dos entrevistados (98%) passa parte do seu dia realizando múltiplas tarefas. E, apesar de se considerarem bons ouvintes, quase dois terços (64%) afirmam que “ouvir” ficou significativamente mais difícil no atual ambiente de trabalho, mais digital e interativo.
Embora 66% dos entrevistados concorde que a realização de múltiplas tarefas permita o desenvolvimento de mais atividades no trabalho, mais de um terço (36%) diz que as distrações os impedem de fazer o seu melhor, resultando em perda de foco, qualidade inferior do trabalho e relações de equipe empobrecidas. Quando perguntados sobre o que mais interrompe seu trabalho, os entrevistados citaram duas vezes mais as chamadas telefônicas e reuniões/visitantes não agendados, do que mensagens de texto e SMS (79% e 72%, respectivamente, versus 30% e 28%).
A pesquisa descobriu que oito em cada dez entrevistados realizam múltiplas tarefas durante chamadas de conferência, como a verificação de e-mails de trabalho (66%), troca de mensagens instantâneas (35%), e-mails pessoais (34%), mídias sociais (22%), leitura de notícias e entretenimento (21%). Em geral, participam ativamente das chamadas aqueles que precisam de algo ou são obrigados a liderar, participar ou acompanhar a discussão.
"O digital está mudando tudo e as novas tecnologias continuarão a apresentar desafios e oportunidades", comenta Adrian Lajtha, diretor da Accenture. "Conforme os funcionários se tornam mais conectados, as organizações devem se beneficiar da oportunidade para otimizar o uso de tecnologia no ambiente de trabalho, aproveitando seu potencial para engajamento de funcionários, colaboração e inovação".
A pesquisa também descobriu que a maioria dos entrevistados (58%) acredita que a tecnologia permite que líderes se comuniquem com suas equipes de maneira mais fácil e rápida; e quase metade cita benefícios adicionais, como a flexibilidade para que equipes trabalhem em qualquer lugar e a qualquer momento (47%) e a acessibilidade melhorada (46%).
A acessibilidade, no entanto, é vista como auxílio e empecilho para uma liderança eficiente. Seis em cada 10 mulheres (60%) e cinco em cada 10 homens (54%) veem a tecnologia como algo que está "extrapolando" os líderes ao torná-los acessíveis demais. Todos os entrevistados concordam que, entre os maiores desafios dos líderes hoje, estão a sobrecarga de informação (55%) e a tecnologia em rápida evolução (52%).
Além disso, mais de 7 em cada 10 entrevistados (71%) acredita que o número de diretoras de tecnologia irá crescer até 2030. Mais da metade dos entrevistados (52%) diz, ainda, que suas empresas estão preparando mais mulheres para cargos de gestão sênior este ano do que no ano passado.
"Esteja você no comando de uma reunião, de um grupo de funcionários, de um evento voluntário ou um grande projeto, há sempre uma oportunidade para liderar", diz Nellie Borrero, diretora global de Inclusão e Diversidade da Accenture. "Nossos mais de 200 eventos do Dia Internacional da Mulher ao redor do mundo tiveram foco no reconhecimento, captura e na criação de oportunidades para ouvir, aprender e liderar. Este ano, nosso novo ambiente virtual – um espaço online, digital e interativo -- recebeu eventos da Accenture ao vivo, além de reprises on-demand, uma central de networking, sala de recursos e um hall de exposição ".
A pesquisa também gerou insights sobre uma variedade de assuntos relativos ao trabalho:
- Habilidade de ouvir atenciosamente - Os entrevistados valorizam a capacidade de ouvir. Especificamente, pensar antes de falar (54%), fazer perguntas (49%) e fazer anotações (49%) são habilidades vistas como muito importantes. A pesquisa também comparou respostas de três gerações - baby boomers, geração X e geração Y - e descobriu que 64% dos membros da geração Y passam mais da metade do seu dia executando múltiplas tarefas, comparados com 54% da geração X e 49% dos baby boomers.
- Aprendizado no ambiente de trabalho. 80% dos entrevistados concorda que o treinamento no trabalho é a forma mais eficiente de aprendizado no local de trabalho, sendo mais importante do que o treinamento formal (citado por 66% dos entrevistados). A maioria (85%) valoriza o treinamento oferecido por sua empresa: 42% veem como uma oportunidade, 23% como exigência e 32% como sendo um pouco de cada. Mais da metade (59%) dos entrevistados entendem que o treinamento da empresa os ajudou a serem promovidos ou a expandir suas funções.
- Liderança. Os respondentes acreditam que, para avançar, a liderança deve aceitar novas responsabilidades (54%), continuar a aprender (48%) e orientar outros funcionários (42%). Ao mesmo tempo, quando questionados sobre as principais dificuldades em liderar uma equipe de sucesso, os entrevistados citaram falta de habilidades interpessoais (50%), falta de habilidades de comunicação (44%) e falta de clareza quanto à função (39%).
- Soft skills. Apesar da crença de que soft skills - comunicação eficiente, capacidade de gerenciar mudanças e inspirar outros (citadas por 55%, 47% e 45%, respectivamente) - são as habilidades de liderança mais importantes. Somente 38% dos entrevistados dizem que suas empresas oferecem esse tipo de treinamento em comparação com 53% que afirmam receberem treinamento em habilidades técnicas.
- Pagamento e promoções. De acordo com a pesquisa deste ano, um número equivalente de mulheres e homens (54%) pediram para ser promovidos, um salto significativo se compararmos com 47% dos homens e apenas 40% das mulheres no ano anterior. Além disso, mais membros da geração Y pediram aumento (68%) e promoção (59%) este ano, comparados aos profissionais da geração X (64% e 52%, respectivamente) e baby boomers (59% e 51%, respectivamente).
- Satisfação com o trabalho. A satisfação com o trabalho caiu para 44% em comparação com 52% em 2013. A sensação de estar sendo mal pago é o principal motivo. Contudo, "longas jornadas /carga de trabalho muito pesada" subiu de 20% no ano passado para 31% este ano. A geração Y é mais propensa a dizer que sua jornada é muito longa (33%), em comparação com baby boomers (28%) e a geração X (30%).
- Pais que ficam em casa. Metade de todos os entrevistados (51%) disse que abandonaria seu emprego e ficaria em casa cuidando dos filhos se isso fosse financeiramente viável, uma elevação significativa em relação ao ano passado (37%).
Metodologia
Em novembro de 2014 a Accenture conduziu uma pesquisa online com 3.600 profissionais de empresas - de iniciantes a gerentes - de organizações pequenas, médias e grandes, em 30 países: Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Malásia, México, Holanda, Países Nórdicos (Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia), Filipinas, Arábia Saudita, Cingapura, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suíça, Tailândia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos. Em cada país houve a participação mínima de 100 entrevistados; nos Estados Unidos foram 500; na China 300 e 200 na Alemanha, Países Nórdicos e no Reino Unido. Os entrevistados foram divididos igualmente por gênero, idade e nível em suas organizações. A margem de erro para a amostra total foi de aproximadamente +/- 1.7 %.