São Paulo sediará evento que promove a conscientização e o uso de dados abertos

São Paulo sediará evento que promove a conscientização e o uso de dados abertos

Com o uso de dados abertos, os cidadãos têm a vantagem de encontrar dados da gestão pública disponíveis gratuitamente. Promover o seu uso garante vantagens que vão de transparência até aumento da área de atuação em open data.

Para celebrar o Dia Mundial de Dados Abertos, imposto por  David Eaves em 2010, São Paulo sediará o evento “Por que dados abertos? - Open Data Day”. Mediado por Claudia Chammas, Mestranda em tecnologia Nuclear –IPEN/USP – Desenvolvimento e implantação de Governança de dados em e-Science, o encontro gratuito trará duas horas de debate para você entender a importância do uso de dados abertos nos dias atuais.

O evento, que será realizado no dia 22 de março na Arena Santander, contará com os painelistas Janete Ribeiro, Mestre em Administração de Empresas, especializada em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Mario Olímpio Menezes, Físico pela PUC-SP, Mestre e Doutor pela Universidade de São Paulo - USP-IPEN/SP e Ingrid Barth, Economista e Engenheira Civil, com MBA em empreendedorismo e inovação pela FIA-USP.

Confira os temas que serão abordados durante o encontro:

  • Quais são os fatores estruturais que limitam o potencial para o desenvolvimento da economia colaborativa baseada em dados?
  • Como empresas, governo, universidades podem contribuir positivamente neste ecossistema?
  • O que temos: como conquistar acesso a mercados e a tecnologias abrindo o sistema comercial e financeiro não apenas para países mais abastados e grandes empresas, mas para a concorrência verdadeiramente livre de todos.
  • O mundo é globalizado no sentido de que, a informação pode sair e chegar mais rapidamente, porém o público alvo da informação, e/ou a união física de tais grupos para conseguir concluir um objetivo, ainda é algo inalcançável?
  • Como as regras e leis de proteção de dados ajudam ou atrapalham esse processo colaborativo de troca de dados?

Não fique de fora! As inscrições podem ser realizadas através do link: https://www.sympla.com.br/por-que-dados-abertos---open-data-day__475545

Por que dados abertos? - Open Data Day

Data: 22 de março de 2019

Horário: 14h às 16h

Local: Arena Santander

Evento Gratuito

Share This Post

Post Comment