Pesquisa aponta que quase um terço dos consumidores brasileiros on-line já sofreu fraudes

O comércio eletrônico brasileiro teve um faturamento de R$ 41,3 bilhões em 2015, o que representou um crescimento de image 15,3% na comparação com 2014, quando o setor movimentou R$ 35,8 bilhões  (os dados são da E-bit, empresa especializada em informações de e-commerce).

 

Mas esse desempenho pode não se repetir no futuro. Uma pesquisa realizada pela Oberthur Technologies, empresa especializada em segurança digital, mostra que as fraudes podem frear drasticamente a expansão do comércio eletrônico, ao espalhar o medo  - e  a insegurança -  entre os consumidores. De acordo com o levantamento, 28% dos consumidores que fazem compras pela internet no Brasil já foram vítimas de fraudes on-line. E 70% dessas vítimas mudam seus comportamentos de consumo virtual, por conta do medo, reduzindo o número de compras ou comprando em menos sites, por exemplo.

 

A Oberthur Technologies alerta ainda que, com a consolidação da migração para cartões com chip,   a tendência é os fraudadores se concentrarem no comércio eletrônico - já que os esquemas de clonagem de cartões com tarja tendem a diminuir.

 

Antecipando essa tendência, a empresa investiu no desenvolvimento de um cartão de crédito que pode reduzir drasticamente as fraudes em compras on-line. No novo cartão, o código de segurança (sequência de números normalmente impressa na parte de trás) é substituído por um minivisor digital, que mostra um código diferente a cada 15, 30 ou 60 minutos - o tempo de mudança é decisão dos bancos ou emissores do cartão. E a grande vantagem desse cartão é que ele está pronto para ser adotado e usado em massa, sem necessidade de nenhuma mudança de infraestrutura para as empresas de e-commerce - ou no modo como o  usuário faz suas compras pela web.

 

Para se ter uma ideia da diferença que a solução pode fazer, 89% dos 200 entrevistados na pesquisa da Oberthur Technologies disseram que se sentiriam mais seguros utilizando um cartão de pagamentos desse tipo em suas compras on-line. Mais do que isso, a grande maioria dos consumidores entrevistados no Brasil considerou o produto inovador (95%), fácil de usar (90%) e uma resposta eficiente ao desafio das fraudes on-line (90%).

 

A pesquisa aponta, ainda, que:

  • 69% dos entrevistados compraram produtos ou serviços on-line mais de cinco vezes por mês e 64% já compraram em sites estrangeiros

  • Apenas 12% dos entrevistados são considerados consumidores intensos (que realizam mais de 15 operações por mês), e a maior parte deles tem entre 18 e 24 anos de idade

  • 70% das vítimas de fraudes on-line tiveram mais de R$ 150,00 debitados de seus cartões. Esse valor ultrapassou R$ 500,00 com 34% das vítimas

  • 79% da parcela de consumidores que sofreram fraudes mudaram seu comportamento de consumo on-line após o incidente

A pesquisa foi encomendada pela Oberthur Technologies e realizada pela Dentsu Aegis Network (holding de empresas especializadas em marketing e comunicação), pela internet, entre 18 e 21 de dezembro. O questionário levou cerca de 5 minutos para ser respondido e 46% dos entrevistados eram do sexo feminino, enquanto 54% eram do sexo masculino. A amostra também foi selecionada de acordo com as faixas etárias de 18-24, 25-34, 35-44, 45-54 e mais de 55 anos.

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