Por Edgar Garcia, VP da UiPath para LATAM
O ChatGPT continua – e, ao que tudo indica, permanecerá – na mídia, nas reuniões de negócios e na mente dos trabalhadores – alguns, preocupados com a possibilidade de a tecnologia suprimir parte de suas atividades e outros justamente entusiasmados com essa perspectiva porque poderão focar em atividades mais estratégicas, não só para o negócio mas também para suas carreiras.
Neste sentido, ganham corpo os diversos debates e pesquisas sobre o futuro do trabalho e a forma como a tecnologia pode ser uma parceira crucial para o desenvolvimento de carreiras e novos negócios. Seguindo nesta linha de raciocínio, uma vez que estou numa corporação que defende a automação como base para alimentar a inovação nas empresas, aponto pelo menos cinco formas de usar o ChatGPT para melhorar as conexões humanas:
1. Analisar o feedback do clienteUm uso espetacular para o ChatGPT é analisar o texto e avaliar o sentimento do feedback do cliente sobre um produto específico. É possível fornecer um conjunto de comentários sobre produtos recebidos dos clientes ao ChatGPT e inserir o seguinte prompt: "Por favor, identifique o sentimento desse feedback, atribuindo-o como positivo, negativo ou misto". O ChatGPT responderá, identificando o tom das mensagens de forma precisa.
Também há a possibilidade de combinar automação e tornar a ação ainda mais consistente: um robô pode enviar ao ChatGPT a lista de comentários, compartilhar o prompt, receber a resposta para cada mensagem e contar as respostas positivas, negativas e mistas. Com base no sentimento, um feedback particularmente útil pode ser processado. O feedback negativo pode ser automaticamente direcionado para a equipe de desenvolvimento de produtos para consideração. Com isso, podemos identificar mais rapidamente o cliente insatisfeito e buscar uma forma de melhorar sua percepção sobre a empresa/ marca ou mesmo receber insights valiosos, a um tempo recorde, para desenvolver novos produtos e soluções.É fundamental, porém, que as empresas chequem com seus times jurídicos antes de inserir qualquer informação de identificação pessoal (PII) no ChatGPT para garantir que a Política de Privacidade do ChatGPT esteja alinhada às diretrizes de uso de dados da organização.
2. Criar um e-mail de resposta do cliente
Prestar um bom atendimento ao cliente, em tempo hábil, pode ser um verdadeiro desafio para as empresas. A combinação dos robôs ChatGPT e UiPath podem ajudar as empresas a vencer esse desafio.Vamos supor que um cliente compartilhe feedback negativo sobre um produto. Poderíamos usar o ChatGPT para escrever uma resposta apropriada. Todo o processo pode até ser automatizado de ponta a ponta.Quando um feedback negativo é recebido, um robô compartilha um prompt e o texto do e-mail com o ChatGPT. O ChatGPT responde com uma mensagem de resposta apropriada, que o robô valida com o suporte ao cliente antes de compartilhar a resposta final. Com isso, melhora-se a experiência do cliente e o tempo de resolução.
3. Pré-triagem de currículos
O ChatGPT também pode ser usado para pré-selecionar currículos e avaliar a sinergia dos candidatos com a vaga disponível. Por exemplo, um robô pode enviar um currículo, uma descrição do trabalho e um prompt para o ChatGPT e solicitar uma nota numerada para o candidato. A nota retornada pelo ChatGPT pode ser tomada como uma estimativa de adequação para o trabalho. O ChatGPT se torna uma ‘primeira linha de revisão’, removendo candidatos incompatíveis ou mal ajustados à vaga.
4. Criar perguntas de entrevista de emprego
Para expandir o tema da contratação, o ChatGPT também pode gerar rapidamente perguntas de entrevista eficazes com base nos requisitos do trabalho e nos currículos. As respostas dos candidatos também podem ser avaliadas e classificadas pelo ChatGPT, se desejado.Com uma combinação de robôs, podemos criar rapidamente um processo automatizado, conectado a uma plataforma de recrutamento, que cria um conjunto personalizado de perguntas para cada candidato. Melhores entrevistas, contratações mais adequadas e em menos tempo.