De acordo com recente levantamento realizado pela Brasscom - Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais - a demanda por profissionais de tecnologia deve ser de 797 mil talentos até 2025 no Brasil. Mas o sistema educacional brasileiro forma apenas 53 mil profissionais nas carreiras relacionadas à ciência da computação e tecnologia da informação por ano. Para mudar este quadro, a dataRain, empresa brasileira 100% orientada à computação em nuvem, e o parceiro da Amazon Web Services (AWS) com maior número de certificações oficiais na América Latina, tem intensificado ações de capacitação profissional e a transição de carreira, dentro da consultoria, vem sendo uma realidade.
“Formar mão-de-obra para tecnologia é um desafio. Mas, a área é apaixonante. Temos muitos casos de transição de carreira dentro da dataRain. Nosso líder da parte de Security é engenheiro civil de formação; nossa líder de pré-venda é formada em jornalismo e nossa líder de Data Analytics é graduada em psicologia”, contou o CEO da dataRain, Wagner Andrade, em live realizada pela TGT Consult, que reuniu os líderes do mercado fornecedor de AWS no Brasil. “São pessoas com uma formação acadêmica completamente distinta das ciências da computação, mas que, obviamente, têm aptidão para a área e quando começaram conosco, tiveram todo o suporte para estudar e se especializar, suprindo essa deficiência do sistema educacional. Hoje, esses profissionais, formados na casa, assumem posições importantes, inclusive fazem parte do quadro de sócios da empresa”.
Andrade ainda ressaltou o programa de trainees da dataRain, que forma uma turma nova a cada três meses, período em que os aspirantes são capacitados para trabalhar com cloud computing. “Mesmo que não fiquem conosco, investimos na formação destes profissionais, que são aproveitados pelo mercado”, disse.
Ainda no forno, o programa Girls In Cloud é outra iniciativa que terá início para amenizar o déficit de profissionais de tecnologia e também de mulheres no setor. Apesar de já ter número de mão-de-obra feminina acima da média, a consultoria trabalha para ter um quadro ainda mais condizente com a média populacional. “Nossa meta é estar de acordo com a realidade demográfica brasileira. Segundo o IBGE, a proporção de mulheres na população brasileira é de 51,1%. Buscamos reproduzir esse cenário dentro da companhia da melhor forma possível”, afirmou
A dataRain é, ainda, parceira da Escola da Nuvem, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que prepara estudantes para carreiras na nuvem e os conecta a empregadores em potencial. Além da formação, por meio de cursos gratuitos e interações com profissionais experientes em Cloud Computing, a iniciativa traz a força de empresas de tecnologia dispostas a garantir a empregabilidade de seus alunos.
Certificações
Primeiro lugar na América Latina em número de certificações entre seu quadro de profissionais, com mais de 200, a consultoria investe na capacitação de seus talentos. “Tudo isto é resultado de nossa política de pessoas. A atração, o desenvolvimento, a motivação e a retenção de talentos são, de longe, os investimentos mais importantes realizados pela dataRain e representam a concretização de nossos valores, que são: colocar o cliente em primeiro lugar e a busca incessante pela excelência, representada pelo nosso mote: dataRain is about People”, ressalta o CEO da dataRain, Wagner Andrade.
Recentemente, a dataRain também figurou na pesquisa da ISG Provider Lens para o ecossistema de parceiros AWS no Brasil, como líder nos quadrantes Data Analytics & Machine Learning, Internet of Things (IoT), Migration Services e Public Sector e ainda como Rising Star em Serviços de Consultoria.
Andrade lembra também que em uma recente pesquisa acerca da “persona” da dataRain, realizada junto aos colaboradores e clientes, a compilação dos depoimentos refletem a imagem da consultora como: uma empresa em crescimento, que presta um ótimo serviço em cloud computing, com colaboradores altamente capacitados e certificados, que prestam um atendimento ao cliente em um nível próximo.