O volume de dados no mundo continuará crescendo. Essa é a única e indiscutível tendência dentro do chamado big data. Nesse cenário, as empresas devem se preparar para usar a informação existente para gerar novas estratégias e mudar culturas corporativas existentes que impedem a colaboração e inovação. O sucesso no big data depende de tecnologia e gestão. Até as fornecedoras de softwares que estão ganhando mercado com esse novo cenário sabem disso. A Tableu divulgou recentemente um manual de dicas para o big data e que permeia todos esses desafios.
1 - Pense no longo prazo ao pensar no curto prazo
Todas as empresas têm dúvidas sobre qual tecnologia é melhor para trabalhar no big data. Você não está sozinho. Mas essa dificuldade em decidir em qual plataforma apostar as fichas pode ser usada a seu favor. Considerando a curva normal de tecnologia, a evolução nos próximos anos é inevitável. As ferramentas ficarão cada vez mais com o jeito dos novos modelos de mercado. Com isso, suas escolhas podem ser feitas a partir da solidez e histórico de inovação das marcas fornecedoras e não sobre a tecnologia em si.
2 - Veja além das escolhas comuns
Em novos desafios da tecnologia é comum ver o mercado "matar" ou deslumbrar-se demais com alguma coisa. Com o big data não é diferente e muitas empresas estão deixando de lado os datawarehouse e partindo para plataformas com a cara de dados não estruturados. Ambos podem coexistir, já que sempre haverá situações mais favoráveis a um ou a outro e, na verdade, o big data é uma evolução do que vinha acontecendo. Não é algo nascido do zero.
3 - Trate o big data olho-no-olho
O sucesso das ferramentas de data visualization não ocorre por acaso nesses tempos de big data. O olho humano é sensacional para detectar padrões e mudanças. Mas isso só é possível se os dados aparecerem de uma forma como estamos acostumados há milhões de anos, com cores, volumes e movimentos. As planilhas e dashboards antigos não eram assim. Interagir com as informações para criar novas estratégias é o novo caminho para gestores. Seja qual for sua escolha sobre big data, isso deve ser levado em consideração.
4 - Faça os usuários terem poder de decisão
É muito dado para ser transformado. Não há como fazer isso sozinho e, junto com o big data, vivemos um novo mundo no qual as áreas de negócio e os clientes finais apontam o caminho. Quanto mais pessoas puderem decidir sobre algo, mais aliviada estará a alta cúpula para traçar rumos da empresa e mais serviços serão gerados de acordo com as necessidades urgentes do mercado.
- Big data e a importância da gestão de documentos e informações serão destaques no ECMSHOW 2015, que, em sua sexta edição, traz um formato novo, com 3 eventos presenciais (em 01 e 02 de setembro) e mais 10 congressos virtuais durante todo o ano. Acesse o site do ECMSHOW para ver mais sobre o evento presencial e a agenda dos eventos virtuais. -
5 - Faça o big data ficar pequeno
Na realidade não estamos sob a ameaça de grandes volumes de dados, estamos com dificuldade de achar algo valioso em meio a tanto lixo. E o pior é que sabemos que há algo útil naquelas montanhas de informação. As empresas que mais se destacaram no big data foram as que conseguiram separar o importante do descartável. Elas souberam detectar o dado bruto que virou diferencial ou foram ágeis em cruzar várias informações para que se transformassem em um novo serviço.
6 - Mantenha o big data longe de grandes problemas
Nunca esqueça que esses dados são informações sobre pessoas. Os maiores problemas do big data estão na área da privacidade. Lemos notícias sobre isso todos os dias, sejam descuidos de empresas ou espionagem de governos. Há leis duras em vários países sobre o uso de dados de cidadãos e isso deve ser levado em conta quando se traça uma estratégia de big data.
7 - Desfrute o big data agora
A última dica é, talvez, a mais essencial. Não demore muito para entrar no big data. Os especialistas apontam isso como tendência há vários anos e, hoje, isso está mais para cenário consolidado. Em breve, o big data será tão normal que a dica será: esqueça, sua empresa irá sumir em breve.