Como um Sistema de Gestão pode impulsionar o crescimento das empresas e melhorar a experiência do consumidor

Como um Sistema de Gestão pode impulsionar o crescimento das empresas e melhorar a experiência do consumidor

Por Marcelo Navarini, COO do Bling, sistema de gestão do Grupo Locaweb.

Vivemos em uma era em que o consumidor está cada vez mais informado e exigente na hora de comprar um produto ou serviço. Por isso, oferecer um bom atendimento ao cliente tornou-se algo imprescindível nos dias de hoje. Contudo, assim como o público consumidor está mais exigente, muito por conta do grande número de canais de informação disponíveis na internet, o empreendedor também conta com uma infinidade de soluções e ferramentas de gestão que podem melhorar a performance da sua empresa, o que por sua vez impacta diretamente na experiência do cliente

De acordo pesquisa da IDG Research Services, empresas de pequeno e médio porte dos Estados Unidos que utilizam um sistema de gestão crescem 35% mais rápido, quando comparadas às que não usam esse tipo de solução. Neste contexto, a evolução acelerada destes softwares é um aliado na missão de viabilizar uma gestão cada vez mais integrada, independentemente do porte das empresas.

O Sistema de gestão (ERP) é uma ferramenta de gestão capaz de reunir as informações e os dados de todas as áreas de uma empresa em um só sistema. Com isso, os empreendedores conseguem otimizar as tomadas de decisões, organizar melhor o estoque, gerir o desempenho econômico e financeiro da operação, otimizar os custos com logística , estruturar tabelas de preços e catálogo de produtos em múltiplos canais, entre outros benefícios. Adicionalmente, há ganhos na padronização do treinamento para novos colaboradores e na redução do tempo gasto nos processos internos, o que melhora também o desempenho e a saúde mental dos colaboradores.

Ao utilizar um bom sistema, o empreendedor pode, ainda, obter informações valiosas do perfil do consumidor, por região, por datas e sazonalidades, de maneira mais rápida e eficaz, já que ele otimiza a produção e a organização de relatórios, histórico de compras e vendas, dados e estatísticas diversas. Com essas informações em mãos, é possível elaborar estratégias adequadas para conquistar um cliente por meio de ações específicas de marketing e ofertas mais pontuais.

Para quem nunca trabalhou com um sistema de gestão ou aqueles que ainda não têm muita familiaridade com a tecnologia, o ERP pode gerar dúvidas e ser um pouco complexo, especialmente no início. Mas o esforço inicial, na fase de configuração, é amplamente compensado pelos benefícios permanentes. Uma dica final. Há muitas opções no mercado, e a melhor solução depende do perfil de cada negócio. Mas algumas empresas possuem suporte acessível e materiais de apoio, que ajudam a operacionalizar o sistema com um reduzido investimento. Acredite, uma boa organização é um pilar fundamental para qualquer negócio.

 

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