Apps corporativos para alavancar resultados

* Por João Moretti
Segundo pesquisa recente feita pelo IDC, em 2013 o número de smartphones cresceu 110% em relação ao ano anterior – e consequentemente os aplicativos estão ganhando cada vez mais importância na vida das pessoas. Usamos apps para melhorar nossa produtividade, encontrar antigos amigos, fazer transações bancárias e até praticar exercícios físicos. O uso de aplicativos ajuda a melhorar a vida das pessoas pois funcionam como um pequeno gatilho, lembrando-as de realizar determinadas atividades e oferecendo pequenas recompensas, que funcionam mesmo sendo virtuais. Mobile apps
Os aplicativos móveis são bons para as pessoas e podem ser decisivos para as empresas. O mercado de apps corporativos oferece soluções robustas, capazes de gerenciar milhares de dados. Com funções diferentes, cada aplicativo pode ser desenvolvido ou adaptado à necessidade de um determinado setor. Mais do que enviar lembretes e conectar pessoas, os aplicativos corporativos podem atuar na logística, na organização das equipes, ou no cadastramento de vendedores e consumidores, por exemplo. A verdade é que não existe um limite: para cada problema é possível desenvolver uma solução.
Os aplicativos corporativos representam ganhos inquestionáveis para as empresas. Pode ser através do aumento do lucro, diminuição de tempo ou melhoria na qualidade. Um app bem estruturado e desenvolvido com exatidão certamente será uma aquisição positiva para sua empresa. Com ele é possível diminuir o número de profissionais envolvidos em determinadas atividade, pois o próprio app pode realizar a comunicação e a conexão entre estes profissionais e a sua empresa.
Imagine que você tenha um certo número de vendedores que visitam pontos de venda diariamente. É possível usar um aplicativo para saber sua localização exata em tempo real, conectar os vendedores ao banco de dados da empresa (mesmo em locais onde a internet 3G não funcione muito bem) e agilizar as vendas. Nada de papéis ou formulários: tudo é feito diretamente pelo aplicativo e as informações chegam na hora para a organização.
Pense agora na sua empresa. Qual processo poderia ser automatizado? Qual etapa poderia ser eliminada? Que função seria melhor desempenhada com um pouco mais de tecnologia? A resposta para estas questões pode não ser óbvia, mas com criatividade e experiência, é possível sim resolver problemas e agilizar o que já está funcionando bem.
Além disso, existem outros dois pontos interessantes a serem analisados: sustentabilidade e percepção do público. Pode parecer inofensivo, mas cada papel que pudermos eliminar dos processos das nossas empresas faz a diferença no nosso ecossistema. Em uma pequena empresa isso pode parecer banal, mas pense nas grandes organizações, com filiais em diversas cidades. Digitalizar todos os processos possíveis agiliza o trabalho de sua equipe e contribui para o meio ambiente. Esta é uma atitude interessante para a empresa e que é vista com bons olhos pelo seu cliente.
Pensando no cliente, qual imagem ele deve fazer de uma empresa que ainda utiliza formulários de papel, que ainda tem dificuldades em integrar sua equipe externa e interna ou que não consegue acessar dados importante quando faz uma visita?
As pessoas estão cada vez mais tecnológicas, muitas abandonaram seus livros para utilizar e-readers e fazem suas anotações dentro do próprio smartphone. Por que ela escolheria uma empresa que não acompanha os progressos da tecnologia? Muitas vezes o cliente não conhece a real complexidade de um aplicativo corporativo, mas a sua utilização proporciona uma experiência positiva para o cliente, seja ele B2C ou B2B.
Por trás desta importante ferramenta para sua empresa precisa existir uma equipe comprometida com a qualidade do seu trabalho. Para desenvolver uma solução dentro das grandes corporações, é preciso escolher uma boa empresa, que preferencialmente já tenha desenvolvido alguma solução parecida para outras empresas.
Dessa forma você já fica sabendo como é a sua conduta, como funciona a manutenção e se seus profissionais são acessíveis. Esta equipe precisa ser uma verdadeira aliada para os seus negócios, pois ela será responsável por desenvolver uma ferramenta que certamente trará grandes resultados para o seu negócio.
* João Moretti, diretor geral da MobilePeople – empresa especializada em soluções móveis corporativas.

Share This Post

Post Comment