Empresas investirão mais em big data durante 2015

Empresas investirão mais em big data durante 2015

As empresas abrirão as carteiras em busca de soluções de big data durante 2015. Cerca de 56% delas planejam investir mais do que os últimos três anos. A entrada de vez nesse novo paradigma do mercado é considerado estratégico para a sobrevivência por 70% das companhias pesquisadas pela Capgemini, a pedido da EMC e estão no estudo “Big & Fast Data: The Rise of Insight-Driven Business”. O levantamento foi realizado com mil empresários de 10 países.

A pesquisa confirma que o big data é visto como um desafio por ser uma nova característica dos negócios. As empresas devem, a partir de agora, não mais guardar as informações para pendências legais e para arquivos, mas trabalhá-las que virem estratégias de negócios. Das 56% que investirão mais, 15% delas acreditam que o montante para o big data ultrapassará significativamente o budget destinado aos tradicionais produtos de gestão da informação.

Algumas evidências de que, apesar do aumento do investimento, há barreiras a serem enfrentadas aparecem no estudo da Capgemini e reforçam o que já foi apontado em estudos anteriores de diversas consultorias. É o caso do novo papel da TI. Para 47% dos pesquisados, a infraestrutura construída ao longo de anos pelo departamento de tecnologia não está preparada para lidar com o big data. Para 52%, é a velocidade de decisão, baseada em ferramentas de analytics, que será a base para a companhia se desenvolver. Para enfrentar isso, muitas empresas estão redefinindo o papel de seus executivos em vez de lidar com a construção de uma nova TI.

-Big Data e todas as tendências em gestão de documentos e informações serão tema do ECMSHOW 2015, que, em sua sexta edição, traz um formato novo, com 3 eventos presenciais (em 01 e 02 de setembro) e mais 10 congressos virtuais durante todo o ano. Acesse o site do ECMSHOW para ver mais sobre o evento presencial e a agenda dos eventos virtuais. -

figure-3-big-data

Outra questão confirmada pelo novo estudo é que as empresas tendem a encarar os desafios do big data mesmo com dúvidas ou barreiras detectadas. Para 64% dos pesquisados as fronteiras entre os negócios estão se desfazendo e a chance de sofrer concorrência forte por uma empresa que nem existia no setor de atuação é grande.

Share This Post

Post Comment