Capgemini oferece nova linha de serviços globais

A Capgemini, provedora global de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, anunciou a combinação de recursos e competências digitais em uma nova linha de serviços globais, batizada de Digital Customer Experience (DCX).  Por meio dela, a empresa fornecerá um produto integrado, capaz de entender e implementar estratégias, plataformas e soluções de relacionamento digital que mudarão a forma como fazem negócios e interagem com seus usuários finais. A DCX, que consolida o comprovado conhecimento especializado e a propriedade intelectual1 da Capgemini, contará com o apoio de um novo Centro de Excelência na Índia, juntamente a um programa de recrutamento global. A Capgemini já obteve êxito em um a série de projetos digitais desenvolvidos para diversos clientes, incluindo a estatal de energia canadense Hydro Quebec.digital consumer experience

O lançamento da linha de serviços globais DCX atende à necessidade das empresas de todos os setores de tornar a experiência de seus clientes digital, a fim de aumentar a interação com eles, garantir o crescimento e se diferenciar dos concorrentes. O objetivo é dar suporte aos diretores de marketing que buscam inovação, reduzindo o tempo de lançamento de produtos no mercado, por meio de campanhas ricas em contexto voltadas ao cliente. A solução atende os CIOs que precisam fornecer tecnologia continuamente, para gerar a agilidade exigida pelo negócio, além dos diretores operacionais e financeiros, para os quais o desempenho operacional e a inovação são essenciais. A DCX combinará os principais recursos e competências digitais da Capgemini para ajudar clientes a gerenciar suas operações de maneira inteligente, suprindo as necessidades de seus consumidores.

"Clientes multicanal exigem experiências melhores do que têm recebido de empresas com pontos de contato único. Diante de um ecossistema em expansão de de sistemas de legado, sites e aplicativos, as empresas precisam de um plano que irá ajuda-las a alinhar seus investimentos com as necessidades mais urgentes de seus consumidores. É possível fazer isso com uma abordagem centrada no entendimento das necessidades e comportamentos de seus clientes multicanal e preenchendo as lacunas de experiência", afirma o principal consultor da Forrester, Ron Rogowski II, em relatório2.

A solução DCX visa aproximar as empresas de seus clientes finais, e combina as competências líderes de mercado da Capgemini em serviços de aplicativos e consultoria com seu histórico comprovado em relacionamentos que levam à transformação digital. A nova linha de serviços globais incluirá:

  • Diferentes metodologias de transformação digital desenvolvidas com a Capgemini Consulting, como a All Channel Experience3 (ACE), que coloca o cliente no centro do negócio e fornece uma estrutura integrada para o alinhamento interno de toda a organização.
  • Capacidade de desenvolver modelos operacionais digitais que incorporem a arquitetura da solução, a orquestração de serviços na nuvem, o aproveitamento da propriedade intelectual existente, como o Immediate, parte da Ready2Series4 da Capgemini  para integração do SaaS, gestão de ativos digitais, plataformas móveis, big data e analytics.
  • A entrega de serviços digitais, tais como: serviços de nuvem, ofertas de plataformas móveis, armazenamento e análise de dados, governança de risco e compliance, além de nuvem em curso e os testes móveis.

"Sabemos que os usuários finais desejam interações sem interrupções em diversos canais, com respostas mais rápidas, quase instantâneas. Para conseguir isso as empresas precisam ser mais ágeis, inovadoras, sociais, móveis e, acima de tudo, totalmente focadas no cliente", explica o líder da linha de serviços globais Digital Customer Experience da Capgemini, Simon Short. "O cenário dinâmico das soluções tecnológicas para os negócios levou muitas empresas a ficarem paralisadas na hora de decidir o que seria melhor para as operações, os funcionários e os clientes. Nossa linha de serviços Digital Customer Experience ajudará as empresas a consumir serviços digitais de maneira inteligente, para implementar uma estratégia holística e rentável e, ao mesmo tempo, criar uma experiência significativa para seus clientes".

A Capgemini trabalhou junto com a Hydro Quebec, que possui 4,01 milhões de clientes, para entender e propagar sua visão de futuro, e identificar seus principais benefícios. Uma estratégia multicanal ambiciosa e um roteiro de transformação foram desenvolvidos em paralelo com o projeto e implementação de um plano de TI. O foco central foi a renovação da Central de Atendimento e Portal Web, combinado com a implementação de CRM, trazendo o escopo para três grandes projetos. Para acelerar a transformação interna e garantir a longevidade dos benefícios entregues, uma nova divisão de Customer Experience foi criada.

"Trabalhando em colaboração com a Capgemini ao longo dessa transformação, não só a nossa organização recebeu ferramentas e processos mais estruturados, mas também temos habilidades e autoconfiança para entregar uma melhor oferta aos nossos clientes", analisa o vice-presidente de atendimento ao cliente da Hydro-Quebec, Marcel Boyer.

Parceria única de longa data com o Centro do MIT para Negócios Digitais

Além de seu histórico comprovado em estratégias de relacionamento digital para os clientes, a Capgemini utilizou as informações obtidas com um programa de pesquisa conjunto durante três anos, conduzido em colaboração com o Centro do MIT para Negócios Digitais. Representando a maior pesquisa sobre transformação digital até hoje, o programa analisou mais de 400 empresas de grande porte reconhecidas no mundo inteiro. O estudo mais recente, publicado em outubro de 2013 e conduzido pelo MIT Sloan Management Review,  "Embracing Digital Technology: A New Strategic Imperative", envolveu mais de 1.500 executivos de 106 países, e revelou que, apesar de haver uma oportunidade clara trazida pela transformação digital, a jornada rumo a ela não é tã o clara.  Os principais resultados mostram que 78% dos respondentes disseram que a transformação digital será essencial para suas organizações nos próximos dois anos e que ela está sempre presente na agenda dos executivos; 81% das pessoas acreditam que ela dará à sua empresa uma vantagem sobre a concorrência6[1].

Um estudo anterior, de 2012, "The Digital Advantage: How digital leaders outperform their peers in every industry", revelou que as empresas que realizaram uma transformação profunda de seus negócios por meio da tecnologia ganharam uma "vantagem digital" considerável e apresentaram um desempenho significativamente melhor do que seus concorrentes. Com base nessa pesquisa, a Capgemini desenvolveu a ferramenta Digital Maturity Assessment, uma ferramenta única, com a qual as companhias podem avaliar a sua maturidade digital e comparar sua posição à de outras empresas do setor.

Share This Post

Post Comment