A eCRM123, empresa que atua no desenvolvimento de soluções para o gerenciamento do relacionamento do consumidor nas redes sociais, e possui uma ferramenta de CRM Social homônima, amplia as funcionalidades da sua plataforma melhorando o atendimento ao consumidor e a experiência de consumo para empresas em todo o país. O produto oferece, a partir de agora, uma opção de perfil social para que as empresas passem a conhecer ainda mais seus consumidores, por meio de dados complexos extraídos de redes sociais.
Utilizando o software da eCRM123, dados pessoais do consumidor em diferentes redes sociais são automaticamente transferidos às empresas. Os dados podem incluir preferências pessoais por livros, lugares visitados, marcas, escolaridade, cidade de origem ou ainda o esporte que pratica, entre outras preferências ou hábitos de consumo.
Com essas informações em mãos, empresas podem criar, no próprio eCRM123, campanhas e ações na web e redes sociais com um nível extremamente alto de personalização, gerando uma experiência de consumo realmente relevante e diferenciada.
“Imagine criar uma ação promocional, com desconto personalizado para pessoas que curtem determinada fanpage, que praticam o mesmo esporte e que ainda compartilham o mesmo alinhamento socioambiental? E mais, que estiveram em determinado estabelecimento nos últimos dias? Agora é possível e simples. E este é apenas uma pequena parte de todas as possibilidades que a ferramenta oferece”, exemplifica José Jarbas, CEO da eCRM123.
A maioria dos consumidores concorda que devem compartilhar informações privadas a fim de receber ofertas mais relevantes, de acordo com a pesquisa da Forbes Insights, realizada em 2013. Segundo pesquisas, 58% das pessoas se excluem de listas de e-mail por falta de conteúdo relevante e desatualizado.
Esta opinião é compartilhada pelo consumidor brasileiro quando questionado sobre o assunto em pesquisa pela eCRM123. Cerca de 65% dos entrevistados declaram aceitar receber campanhas via e-mail, caso o conteúdo seja personalizado e, principalmente, relevante.
Com esta funcionalidade, empresas de todos os portes poderão, além de aprofundar o conhecimento sobre seus consumidores, manter os cadastros atualizados automaticamente. Pois, tudo é atualizado com os dados das redes sociais simultaneamente. Estes dados ficam arquivados juntamente com os dados que a pessoa já possui na empresa, como um complemento a um perfil existente, se for o caso. “Um exemplo da aplicação do Big Data, gerenciado e armazenado de uma maneira simples e eficaz”, avalia Jarbas.
Muitas empresas ainda relutam em trabalhar o relacionamento com seus consumidores nas redes sociais, porém recentes pesquisas da eCRM123 comprovam que 97% dos consumidores ouvidos irão falar da marca/empresa nas redes sociais, esteja ela preparada ou não.
Outra preocupação neste cenário é o SPAM. Quanto a isso, o CEO da eCRM123 alerta:“Cada vez mais as relações entre empresas x consumidores será regrada por uma única palavra: Permissão. As empresas intrusivas e que abusam de seus consumidores serão bloqueadas por eles e não terão acesso a dados e informações privadas atualizadas. Será a peneira natural do mercado entre empresas que sabem se relacionar com seus consumidores e as que não sabem ou não se interessam. Esta segunda classe de empresas ficará em sensível desvantagem competitiva com seus concorrentes.”