4 benefícios da visualização de dados para os negócios

4 benefícios da visualização de dados para os negócios

Tomar decisões cada vez mais rápidas e certeiras é a meta das empresas para os próximos anos. O volume de informações disponíveis já é grande e tende a aumentar a cada ano. Porém, todos esses dados que estão sendo criados por consumidores, parceiros, funcionários, sistemas de Ti e, muito em breve, na Internet das coisas, precisa ser separado, analisado e visualizado da melhor forma.

Planilhas e gráficos são bons nisso. Mas as novas ferramentas de data-visualization permitem algo mais humano do que matemático. Essa nova tecnologia, por ter se desenvolvido já dentro da cloud, big data, social business e mobilidade, têm mais a cara do que as empresas precisam para enfrentar os próximos anos. Entre seus benefícios para os negócios, podemos destacar:

1- Tratar mais informações e de forma fácil
Ferramentas antigas, criadas durante o boom dos ERPs concentravam-se em pegar dados dos sistemas internos e apresentar gráficos e cenários para um ou poucos usuários. As novas tecnologias de data-visualization pegam mais quantidades de informações de uma vez, trabalham mais rapidamente e podem mostrar o resultado para vários usuários simultâneamente. Benchmarkings mostram que são em média 30% mais rápidas que suas primas mais velhas.

- A importância da gestão de informações para o futuro das empresas será um dos destaques no ECMSHOW 2015, que, em sua sexta edição, traz um formato novo, com 3 eventos presenciais (em 01 e 02 de setembro) e mais 10 congressos virtuais durante todo o ano. Acesse o site do ECMSHOW para ver mais sobre o evento presencial e a agenda dos eventos virtuais. -

2- Descobrir relações e padrões
A promessa de gerar cenários com padrões e relações entre números é antiga. Em parte essa demanda foi atendida por ferramentas antigas. Mas a demora em processar novas ordens e a falta de dados externos e “quentes” projetava resultados que nem sempre representavam a realidade do momento. A facilidade de integrar-se a outras fontes, como parceiros, fornecedores de informação de negócio e redes sociais, permitiu a tecnologia avançar e efetivamente cumprir a promessa feita há anos.

3- Apontar tendências

Da mesma forma, a descoberta de tendências ficou mais fácil para as novas tecnologias de data-visualization. A capacidade de trabalhar em tempo real com dados gerados naquele momento torna tudo mais confiável. Com condições de tomar a decisão mais rapidamente e com acerto maior, o executivo ganha tempo e multiplica as estratégias.

4- Interação máxima

Um dos maiores benefícios que temos hoje em comparação ao passado é que podemos interagir com os dados apresentados. Recursos como expandir, arrastar e soltar, além de movimentos diversos podem ser feitos por qualquer pessoa, sem travamentos ou requisições prévias. Com isso, há várias formas de enxergar a estratégia e cruzá-la com outras informações.

Share This Post

Post Comment