Internet of Things: a geração do mundo conectado

Internet of Things: a geração do mundo conectado

IoT - Internet of Things, ou Internet das coisas, é o termo que define a rede de conexões entre múltiplos dispositivos, cruzando informações e executando tarefas baseado nos dados coletados. Parece coisa de indústria! E foi, durante algum tempo. Um dos principais pilares da Indústria 4.0 é o IoT, com base no desenvolvimento do sensoriamento, robotização e aumento das operações automáticas, a sincronia entre múltiplas instâncias de trabalho se tornou extremamente necessária.

Pensando nesse ponto, qualquer dispositivo que possui um sensor, e consegue transmitir informação, pode ser utilizado como um entrada para uma rede e alimentar as ações dessa cadeia. Nesse ponto é fácil se pensar em smartphones, laptops e até smartwatches, hoje, todavia, uma série de outros aparelhos compõem essa rede: automóveis, TVs, câmeras de segurança e dispositivos residenciais, como geladeiras, interruptores e até lâmpadas. Essa enxurrada de informações disponíveis tem transformado a rotina e as características, tanto dos negócios – digitais ou não – quanto das tarefas diárias de cada um.

Hoje, a sua localização é coletada praticamente 100% tempo! Os locais visitados, a rota, o tempo investido e até a velocidade – que indica o meio de transporte, caminhada ou corrida. Essas são métricas determinísticas para a estrutura do marketing de captação e desenvolvimento do cliente. O que iniciou com anúncios personalizados baseados na história de navegação do usuário, hoje vai além, 'o sistema' identifica que você deixa de almoçar fora num dia de chuva e te propõe um delivery, ou até uma passagem aérea notando um período de hiato num viajante frequente.

E isso só aumenta! A China foi destaque por utilizar reconhecimento facial em câmeras de segurança pública para controle da população e identificação de criminosos – destaque para a solução de um problema alarmante que tem acontecido por lá: venda de consultas médicas, que está sendo frustrada pela aplicação da tecnologia dentro dos hospitais. Sobre a indústria automobilística, um dos grandes pioneiros do uso aplicado de tecnologias derivadas da IoT, os casos sobre veículos autônomos já são visões de um futuro próximo; e na verdade, isso só é possível graças a uma infinidade de sensores interconectados que provém uma gigantesca quantidade de informação, empoderando o algoritmo do veículo para tomar qualquer decisão em substituição do motorista.

Mas aí vem a pergunta, o quão relevante é aplicar IoT? Bain & Company espera que até 2020, a venda de hardware e software supera $450 bilhões. McKinsey & Company estima que IoT terá um impacto de $11.1 trilhões até 2025. A Deloitte prevê que o investimento em consultoria em IoT será de $15 bilhões nos próximos 3 anos.

De maneira geral, essa gama de tecnologias hoje já é uma das bases principais das jornadas de transformação digital das empresas. Com a expansão do IoT fora da indústria e a atual geração do mundo conectado, praticamente todo tipo de negócio é afetado, basta estar preparado para o futuro da informação. Ainda, com a sensorização de cada vez mais dispositivos, mais informação é gerada e é preciso se saber navegar nesse oceano de dados – aí entra analytics e big data, que é uma conversa para um próximo dia.

Quer entender mais como IoT pode ser um diferencial para o seu negócio ou como sair da inércia e realmente aplicar essa tecnologia de modo a gerar valor e transformar sua empresa? Entre em contato que eu posso te ajudar.

 

[author] [author_image timthumb='on']https://docmanagement.com.br/wp-content/uploads/2019/03/Leonardo-Serapiao-thumbnail.jpg[/author_image] [author_info]Leonardo Serapião

Technology Strategy & Architecture Consultant at Deloitte[/author_info] [/author]

Share This Post

Post Comment