O fenômeno do big data tem sido destacado por todos como algo que as empresas devem se preocupar para garantir a sobrevivência dos negócios nos próximos anos. Mas tratar dados e gerenciar informações não é algo novo para as companhias. Então, o que realmente existe de novidade no Big Data/Analytics?
Nosso Congresso Virtual "Big Data é Desafio ou Oportunidade? E como sobreviver?", dia 2 de abril, irá abordar todas as questões sobre essa nova etapa na vida das empresas que querem mudar os rumos dos negócios. O evento, pela Internet, será transmitido ao vivo no dia 26 de março, das 14h às 17h. As inscrições podem ser feitas pelo link - Congresso Virtual de Big Data e Analytics.
A apresentação é de Celso Poderoso, coordenador dos cursos de MBA da FIAP (Arquitetura de Redes e Cloud Computing, Big Data - Data Science -, Business Intelligence), professor dos cursos de pós-graduação da FIAP. É mestre em Tecnologia, especialista em redes sociais aplicadas à Educação e economista. Atua desde 1984 na área de TI, especialmente em desenvolvimento de sistemas e banco de dados Oracle, atualmente é gerente de serviços na MicroStrategy. Possui cinco livros publicados na área de banco de dados, como SQL Curso Prático e Oracle PL/SQL 10g. Todos editados pela Novatec Editora.
O congresso virtual será dividido em três partes:
- O que é realmente o Big Data e o Analytics. Quais os desafios e oportunidades.
Qual a definição exata de Big Data e Analytics e porque esses termos têm ganhado destaque no mercado como fator de sobrevivência das empresas para os próximos anos. Eles possuem diferenças sobre o que conhecíamos até então no mundo dos negócios ou é só mais um hype?
- Qual o valor que as empresas podem tirar do Big Data e Analytics.
Se empresas, funcionários e empresas estão publicando cada vez mais informações que podem ser úteis para o negócio, como tirar o máximo proveito disso antes dos concorrentes. Afinal, muitos dados são públicos e a tecnologia já não é mistério para ninguém.
- Como desenvolver projetos com foco no Big Data e Analytics.
Após entender o que é e qual o valor do Big Data e Analytics, como convencer a empresa como um todo que essa nova etapa é importante para os negócios. Onde estão as barreiras que impedem que novos projetos com esse foco sejam criados e desenvolvidos.