Mais de 2 milhões de contribuintes podem usar a declaração pré-preenchida do IR

Mais de 2 milhões de contribuintes podem usar  a declaração pré-preenchida do IR

Mais de 2.100 milhões de contribuintes possuem o Certificado Digital e-CPF e, portanto, podem usufruir da declaração pré-preenchida na temporada de acertos de contas com o Leão, de acordo com dados do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). Ao optar pela declaração pré-preenchida, o contribuinte diminui as chances de cometer erros, pois basta a conferência dos dados informados pela Receita Federal e, se necessário, o acréscimo e/ou correção das informações.

 

De acordo com Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign, além da declaração pré-preenchida, a Receita oferece outras vantagens aos titulares de Certificados Digitais e-CPF, como preencher a declaração on-line, obter cópias das últimas cinco declarações entregues e fazer a retificação on-line, diretamente no portal do e-CAC. "Vale lembrar que o Certificado precisa estar válido para que o contribuinte possa desfrutar destas facilidades", explica Cosentino.

 

Ainda dá tempo

O contribuinte que ainda não tem um Certificado Digital deve procurar uma Autoridade Certificadora (AC), credenciada pela ICP-Brasil. Para aqueles que estão com o Certificado Digital vencido, é preciso solicitar a renovação.

 

No mercado, há diversas formas de armazenamento do Certificado Digital, a mais recente é a mobileID, para celulares e tablets. Outras opções são: guardar o Certificado no Cartão Inteligente, Token ou computador.

Share This Post

Post Comment