Apostando nas redes sociais como uma forma de aproximar-se de seus fãs, o FC Barcelona lançou o FCB Alert, um aplicativo gratuito para o Facebook que possibilita uma interação mais envolvente e personalizada com este público. Fora do campo, o time mundialmente famoso possui 28 milhões de fãs no Facebook e ocupa o primeiro lugar entre equipes esportivas com páginas na rede social.
O objetivo é atingir um número maior de fãs de diferentes regiões geográficas e culturas. O FCB Alert traz recursos interativos, incluindo jogos, participação em pesquisas envolvendo torcedores, e possibilita o acesso a uma ampla variedade de vídeos e outros conteúdos multimídia, com a vantagem de poder compartilhar com outros fãs. Permite também visualizar todas as notícias sobre o time e suas organizações afiliadas, extraídas de sites, páginas do Facebook, Twitter e blogs, e os eventos organizados pelo clube, em um local único, fácil de achar e constantemente atualizado. Além disso, por meio do aplicativo é possível receber ofertas exclusivas e promoções do time e jogadores e ainda comprar equipamentos e artigos FC Barcelona em uma loja diretamente no Facebook.
A plataforma Alert da MicroStrategy foi especialmente desenvolvida para adicionar recursos de marketing e comerciais às páginas do Facebook, com o intuito de personalizar a experiência do consumidor, aumentar o envolvimento e rentabilizar a base de fãs. O Alert permite alcançar fãs em qualquer lugar do mundo e o conteúdo pode ser customizado para diferentes grupos ou pessoas com base em seus respectivos interesses, demografia e geografia, utilizando os dados disponíveis na base de fãs do Facebook.