Novo estudo da Oracle e Accenture declara CFO evangelista de tecnologia

Para definir e avaliar os principais atributos das finanças modernas com o apoio da tecnologia, a Oracle e Accenture copatrocinaram um estudo global com a Longitude Research, intitulado “Empowering Modern Finance: The CFO as Technology Evangelist.”CFO
Foram entrevistados 1.275 CFOs, executivos financeiros e de negócios de organizações de todo o mundo, de diversos portes e setores – sendo 300 executivos de nível sênior de outras áreas - e constataram que:
o   O CFO moderno é um evangelista de tecnologia e reconhece o valor das tecnologias digitais e na nuvem para finanças e negócios em geral, mas uma lacuna permanece entre as ambições do CFO e a realidade.
o   Os departamentos financeiros reconhecem que as capacidades da nuvem serão úteis para fazer orçamentos, planejamentos e previsões, porque atendem às exigências financeiras da atualidade e ajudar a apoiar o crescimento da empresa.
o   Para atuar como um parceiro estratégico dos negócios, equipes financeiras com visão de futuro estão usando ferramentas sofisticadas de análise, aplicativos modernos e os mais recentes recursos sociais, móveis, na nuvem e de colaboração para estarem alinhados à visão, estratégia e atividades de todas as áreas da empresa.
Embora o estudo tenha revelado que grande parte dos CFOs está conseguindo avanços em sua função financeira com mais produtividade e eficiência viabilizada pela tecnologia, ainda há muito trabalho pela frente. Por exemplo, muitas empresas ainda dependem dos dados desatualizados para a tomada de decisões, não apenas devido aos desafios da consolidação de vários sistemas díspares.
O relatório demonstrou que os CFOs, durante o ano passado, progrediram desde um estudo anterior da Oracle e da Accenture, The CFO as Catalyst for Change,  que descobriu que eles necessitavam ser mais estratégicos. Por outro lado, novamente tiveram que concentrar seus esforços na redução de custos, a volatilidade econômica e a complexidade organizacional.
 
Principais descobertas
Os CFOs são vistos como evangelistas de tecnologia, mas uma lacuna permanece entre a ambição e realidade:
o   Mais de dois terços dos entrevistados concordam que o CFO é um forte evangelista da tecnologia e quase três quartos dos executivos de finanças acreditam que novas tecnologias, como cloud computing, mobilidade e mídias sociais irão mudar a forma como a área financeira é estruturada e executada.
o   Mas apenas 20% dos altos executivos (C-suite) entrevistados acreditam que suas organizações financeiras adotaram tecnologias de ponta, em contraposição às de vendas, em que 43% dos altos executivos já fizeram isso.
Habilidades analíticas e novas capacidades são necessárias para as exigências modernas de finanças:
o   Aproximadamente a metade dos entrevistados destacou um aumento no número de analistas de finanças contratados nos últimos dois anos, refletindo a crescente necessidade de talentos em finanças com uma gama mais ampla de habilidades analíticas e negócios.
o   Por exemplo, 23% dos entrevistados das áreas de negócios acreditam que o time financeiro tem uma visão atualizada de desempenho em relação ao orçamento e "está abaixo das expectativas", sendo que quase o dobro de entrevistados da área financeira (42%) acreditam que poderiam ser muito melhor.
CFOs estão optando pela nuvem para modernizar as finanças:
o   Os entrevistados entendem claramente o potencial que a nuvem tem para fornecer novos insights com soluções analíticas avançadas e inteligência de negócios. Mais de um quarto dos entrevistados (28%) já está usando a nuvem para apoiar os orçamentos, planejamento e previsão, bem como outros 34% planejam optar pela nuvem no próximo ano.
o   Além disso, mais de dois terços dos executivos entrevistados já adotaram um sistema baseado em nuvem em alguma parte de sua empresa para as finanças (24%), ou estão planejando uma estratégia nesse sentido (45%).
CFOs continuam a se concentrar na automatização de processos, sistemas de consolidação e relatórios em tempo real para impulsionar a excelência operacional, mas é necessário progredir:
o   Embora cerca de 30% dos executivos de finanças e das áreas de negócios entrevistados concordem que seus processos ainda são baseados em papel, há uma clara tendência para a automatização e digitalização de processos, com quase 50% deles usando aplicativos móveis e 53% usando sistemas baseados na web.
A alta administração apoia a visão tecnológica:
o   Apenas 5% dos entrevistados citaram a falta de apoio da alta administração como uma barreira para a adoção de novas tecnologias nas funções financeiras. A capacidade parece ser um fator mais importante. Os 38% dos entrevistados citaram a falta de competências internas como o principal desafio.

Depoimentos de apoio
 "Com insights sobre os dados e novas formas colaborativas de trabalho, as organizações financeiras modernas já não se contentam em se concentrar na contenção de custos. Em vez disso, estão buscando novas maneiras de oferecer insight e valor para o resto dos negócios", disse Karen Dela Torre, vice-presidente do grupo de sistemas de gestão empresarial (ERPs) da Oracle. "Embora o estudo destaque como os executivos financeiros estão aproveitando cada vez mais o conhecimento operacional e a experiência analítica para obter insights orientados a dados e direcionamento de prognóstico sobre como impulsionar a inovação e o crescimento, uma importante lacuna ainda permanece entre as aspirações e a realidade."
"Os CFOs estão criando organizações financeiras modernas, que estão adotando a nuvem e outras tecnologias revolucionárias para perceber o poder que os recursos digitais podem exercer, assim como ajudar a impulsionar a empresa para frente", declarou Scott Brennan, diretor de estratégia em Finanças e Desempenho Empresarial da Accenture. "Este estudo mostra como os líderes financeiros modernos podem ajudar a elaborar estratégias empresariais que impulsionem o crescimento rentável."
 "É encorajador ver o progresso que os líderes financeiros demonstraram ao superar barreiras operacionais tradicionais e adotar novas tecnologias, que auxiliam na maior assertividade das previsões", destacou Scott Brennan, diretor de estratégia em Finanças e Desempenho Empresarial da Accenture. "Essas novas e modernas organizações financeiras treinarão e contratarão profissionais com habilidades analíticas e conhecimentos de negócios para ajudar o CFO atual a perceber o potencial que as finanças têm a oferecer."

Share This Post

Post Comment