Por Dr. Alvaro Monteiro, Advogado do MLA – Miranda Lima Advogados.
O impacto no mercado financeiro trazidos pelas Fintechs foi enorme, a sua agilidade, tecnologia e desburocratização atraiu uma grande quantidade de clientes que migraram dos Bancos tradicionais. Essa migração não ocorrera antes por falta de opções, tendo em vista a inexistência de outros Bancos que fossem mais atrativos ao público em geral, mas o que esses Bancos tradicionais podem fazer para surpreender seus clientes e inclusive essas Fintechs que vêm crescendo cada vez mais?
Primeiramente a aliança da tecnologia ao mercado financeiro foi algo primordial implantado pelas Fintechs, apesar destas já serem utilizadas anteriormente pelos Bancos tradicionais, os aplicativos desenvolvidos por essas novas empresas são muito mais simples, rápidos e seguros e que acabam atraindo cada vez mais clientes.
Nesses aplicativos é possível abrir contas, fazer financiamentos, consórcios, empréstimos tudo pelo aplicativo de uma forma rápida e com interface totalmente dinâmico e simples, para reverter ou ao menos igualar esse quadro, os Bancos tradicionais deverão investir pesado em tecnologia, atualizando seus aplicativos para um manuseio mais rápido e simplificado, por exemplo, o cliente deseja saber se um boleto foi realmente pago, ou tirar alguma dúvida com relação a sua conta, eles desejam acessar o aplicativo e verificar um demonstrativo descomplicado do seu extrato, e sem a enorme quantidade de telas de pop-up que aparecem em muitos dos aplicativos utilizados.
O público procura praticidade, com um serviço simples, claro e eficaz, os Bancos Tradicionais terão que se atualizar, melhorando seus sites e seus aplicativos, com um interface completo, prático e atualizado, descomplicando processos internos que geralmente duram dias ou meses e dificultam ainda mais conseguir atrair o público alvo, hoje em dia uma empresa não pode deixar seus consumidores reféns de um “0800” ou contato através de “SAC”, o mundo hoje necessita de rapidez e que os problemas sejam resolvidos de forma célere e com eficiência.
As Fintechs conseguem verificar seus problemas com mais facilidade e resolvê-los, tendo em vista a essa organização e praticidade implementadas, inclusive utilizando uma comunicação mais simples e descontraída, fato que atrai ainda mais o publico alvo, uma vez que ele se sente ainda mais próximo das empresas.
Muito além de um aplicativo fácil e de utilização de tecnologia avançada, outro ponto que as Fintechs vêm utilizando é o fato da cobrança de tarifas com valores baixíssimo ou muitas vezes inexistentes, enquanto os Bancos tradicionais continuam cobrando valores altos, que apesar da lucratividade, acabam impactando indiretamente com a perda de clientes, portanto os bancos tradicionais devem tecer um plano para tentar evitar tal impacto futuro sobre a cobrança exorbitadas de tarifas, porém sem diminuir tanto a lucratividade que estas trazem aos mesmo, mas como?
Bom, primeiramente deve-se questionar, o lucro advindo dessas taxas é excelente, porém e se não tivermos mais clientes para efetuar essa cobrança? É o que tem ocorrido, muitos clientes procuram as Fintechs com esse intuito de evitar cobranças exorbitantes como: Taxa de abertura de conta, em DOC’s E TED’s, cobrança de taxa sobre extratos mensais além do número estabelecido no pacote de serviços etc.
Uma opção para os Bancos tradicionais é realizar reajustes palpáveis que não irão impactar tanto no lucro futuro do Banco, utilizar de promoções para clientes como o aumento de DOC e TED que eles poderão realizar de forma gratuita no mês tudo para tentar atrair mais clientes.
Outro ponto que também é tratado com maior celeridade, trata-se da análise de crédito, que atualmente nas Fintechs é realizada através do aplicativo em alguns minutos, a Inteligência artificial utilizada processa enorme quantidade de dados e torna a avaliação de riscos de crédito ainda mais rápida, precisa e basicamente em tempo real, sem contar informações advindas de empresas como Serasa que fornecem as informações necessárias para reduzir o riscos de fraudes e inadimplência, essa eficiência operacional garante as Fintechs a rapidez necessária para liberar o crédito aos clientes que não se tratam de potenciais inadimplências e também para se resguardar contra os que podem vir a se tornar uma.
Portanto verifica-se que o mercado não está totalmente perdido para os Bancos tradicionais, basta que eles se adequem a essas mudanças que vêm ocorrendo no mercado financeiro para que consigam equilibrar a todas essas mudanças trazidas pelas Fintechs, uma vez que eles já possuem o principal, a credibilidade e a maior quantidade de clientes.