SAS lança tecnologia de acesso a dados por deficientes visuais

SAS lança tecnologia de acesso a dados por deficientes visuais

O SAS, empresa de soluções de Analytics, trouxe ao mercado o SAS Graphics Accelerator, que possibilita que pessoas com deficiências visuais tenham fácil acesso à visualização e à ciência de dados por meio de recursos sonoros. A tecnologia visa promover a acessibilidade de tabelas e gráticos e, também, facilitar a colaboração entre profissionais com e sem deficiência visual.

Por padrão, a maioria dos gráficos e tabelas é criada exclusivamente para consumo visual. O SAS Graphics Accelerator propicia outro parâmetro a essa realidade, gerando, de forma dinâmica, alternativas para a visualização dos dados obtidos com as ferramentas do SAS, incluindo descrições verbais, dados tabulares e sonificação interativa.

A sonificação usa o áudio sem fala para transmitir todos os detalhes sobre os gráficos. Com isso, o usuário poderá explorá-los em diferentes formatos (barras, séries temporais, mapas de calor, linhas, entre outros), passando a confiar no som para obter a informação desejada. Um exemplo disso é a representação sônica de um gráfico de barras, que incorpora tanto a localização da informação quanto o tom. Conforme o usuário percebe a passagem do som do ouvido esquerdo para o direito, indicando movimento ao longo do eixo X, as alturas das barras são representadas por passos. Um tom alto, nesse caso, indica um valor mais alto para a informação apresentada no eixo Y.

De acordo com Ed Summers, gerente sênior de Acessibilidade e Tecnologia Assistiva e Aplicada do SAS, a solução tem potencial para transformar a maneira como os deficientes visuais interpretam os dados. "Como me encaixo nesse perfil, tenho feito uso diário do software em minhas atividades ligadas à ciência de dados, colocando em prática nosso programa de acessibilidade. Dessa forma, consigo 'ver' os dados com os meus ouvidos da mesma forma que meus colegas também podem fazê-lo com os olhos", diz.

Uso na educação

Na área da Educação, o SAS Graphics Accelerator é um complemento ao SAS University Edition, solução gratuita que permite que alunos e professores tenham acesso ao mesmo software de Analytics usado em mais de 83 mil clientes em todo o mundo. Nos Estados Unidos, professores especializados do ensino médio e fundamental ajudam colegas a fornecerem material em formatos acessíveis aos alunos com deficiência visual por meio do uso em conjunto das duas ferramentas.

O SAS Graphics Accelerator foi oficialmente apresentado recentemente, durante a 32ª Conferência Internacional de Tecnologia e Pessoas com Deficiência (CSUN), em San Diego, na Califórnia. No evento, o SAS montou um laboratório de ciência de dados, onde os participantes puderam testar a solução.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 285 milhões de pessoas são portadoras de deficiência visual em todo o planeta. No que diz respeito à igualdade de acesso a informações quantitativas, ela continua a ser uma barreira persistente para profissionais com essa característica, embora vários países já tenham aprovado leis específicas de prevenção à discriminação.

Share This Post

Post Comment