Tirar fotos, ouvir música e assistir a filmes por dispositivos móveis e pelo computador já são atividades mais do que cotidianas. Muitas pessoas se orgulham de suas coleções de clássicos do cinema ou de blockbusters, e há até os que adoram ler pela telinha do tablet ou do smartphone, criando uma verdadeira biblioteca virtual. Apesar do entusiasmo ao guardar esses arquivos, poucos usuários se preocupam com a segurança de todo esse material. Pensando nisso, a ControleNet, especializada em soluções de armazenamento, apresenta dicas de segurança e otimização do armazenamento de fotos, vídeos, músicas e outros arquivos pessoais.
Muitos usuários guardam suas fotos utilizando redes sociais como o Facebook ou o Pinterest, ou dispositivos em nuvem, mas como garantir que esses dados não serão perdidos diante de uma crise qualquer? Temendo pela segurança e privacidade no uso do cloud computing, muitos preferem guardar seus arquivos em dispositivos próprios, como HD externos, mas seria essa a melhor solução? E como proteger seus dispositivos contra roubos, hackers e colapsos de sistema? Veja abaixo cinco dicas para organizar, proteger e otimizar arquivos.
Tenha um sistema de armazenamento eficiente, seguro e adequado ao volume de arquivos de dados: Caso seus arquivos não ocupem tanto espaço, um HD externo pode ser uma boa solução. Existem diversos no mercado, com boa capacidade de armazenamento. Mas se você for um colecionador ou se for guardar arquivos de toda a família, o ideal é utilizar um sistema de armazenamento expansível e acessível, como o NAS TS-212 da Qnap. Esse servidor de armazenamento foi projetado para usuários que desejam compartilhar arquivos, fazer backup ou expandir a capacidade atual de armazenamento de dados de forma segura e com custos relativamente baixos.
Organize-se: Guardar um enorme volume de arquivos exige organização. O ideal é que você separe seus vídeos e filmes por temas, gênero ou ainda por data da produção, para que possa encontrá-los com mais facilidade. As músicas também devem ser organizadas por estilo, com subpastas com os artistas ou bandas. Certifique-se de eliminar arquivos duplicados que ocupam um espaço desnecessário. Para facilitar a organização das fotos, procure colocá-las em ordem cronológica, elimine as duplicadas e faça uma seleção apurada das que estão ruins ou muito parecidas. Perder um tempinho organizando pode representar uma economia de tempo e de um espaço considerável em seus equipamentos
Programe seus backups: Não arrisque suas fotos com momentos especiais ou seus filmes preferidos. Programe backups sistemáticos, em intervalos pré-definidos. Utilize softwares de backups, que facilitam essa programação e possibilitam o backup de todos os dispositivos ligados na rede, como PCs, Smart TVs, tablets e smartphones. Além disso, sistemas de backup como o do QNAP TS-212, oferecem um utilitário de Backup automático, chamado NetBak Replicator, para que o usuário possa executar, em tempo real, sincronizações ou agendar backup de vários computadores.
Garanta a segurança, sempre: Para garantir a segurança de seus arquivos e dados o melhor a fazer é manter em dia todas as atualizações de sistema e do software de antivírus. Muitas ameaças surgem todos os dias e as atualizações procuram modernizar os processos de segurança contra malwares e acessos indevidos. Não descuide da segurança.
Integre seus dispositivos: A "Internet das Coisas" é uma das maiores tendências em tecnologia para os próximos anos. Integrar dispositivos fixos, como PCs, aos móveis, como smartphones, e ainda aparelhos inteligentes como SmartTVs irá representar, num futuro muito próximo, economia de espaço e ganho de tempo para muitos usuários e suas família. Diversos softwares devem ser lançados nos próximos anos e alguns dispositivos já podem ser utilizados. O QNAP TS-212, por exemplo, já permite compartilhamento de arquivos Cross-platform, projetado para que diferentes usuários compartilharem arquivos entre estações e dispositivos diversos.
"Manter ou não manter arquivos como fotos e filmes nas máquinas ainda é uma questão polêmica entre muitos usuários. Com o número de dispositivos aumentando dentro dos lares brasileiros, precisamos garantir interconexão e segurança para que esses arquivos estejam a salvo e sempre disponíveis para o entretenimento dos usuários. Trabalhamos com algumas soluções, como o TS-212, que possibilitam essa tranquilidade", afirma Julio Esteves, gerente de marketing da ControleNet.