Adotar a impressão 3D é interromper os processos de prototipagem, design e fabricação de uma ampla gama de indústrias, de acordo com a Gartner. As empresas devem começar a experimentar com a tecnologia de impressão 3D para melhorar o design de produtos tradicionais e criação de protótipos, com o potencial de criar novas linhas de produtos e mercados . A Impressão 3D também estará disponível para os consumidores através de quiosques ou impressão loja de serviços, criando novas oportunidades para os varejistas e outras empresas.
"A impressão 3D é uma tecnologia que acelera a adoção mainstream", disse Pete Basiliere, diretor de pesquisa do Gartner. "É uma tecnologia de grande interesse para a mídia em geral, com manifestações em programas de ciência, em sites de gadgets e em outras áreas. A partir de descrições e usos atuais na indústria, na área médica e outras, além das ideias futuristas - como o uso de impressoras 3D de asteróides e da lua, para criar peças para naves espaciais e bases lunares - o hype leva muitas pessoas a pensarem que a tecnologia está há alguns anos de distância, enquanto que já está disponível e é acessível para a maioria das organizações. "
A ciência por trás dos processos de impressão 3D e os materiais continuarão a progredir, e o acesso às impressoras 3D levam a redução do custo de entrada em produção da mesma forma que o e-commerce derrubou as as barreiras para a venda de bens e serviços. Como resultado, o mercado de impressoras 3D continuará passando de uma adoção de nicho para uma ampla aceitação, impulsionada por preços mais baixos da impressora, o potencial de custos e economia de tempo, recursos maiores, e melhor desempenho que garnte vários benefícios.
"As empresas devem monitorar continuamente avanços para identificar onde as melhorias podem ser aproveitadas", disse Basiliere. "Nós vemos a impressão 3D como uma ferramenta que engrandece a indústria, já que permite uma mudança na vida de peças e produtos a serem construídos em países em dificuldades, assim como ajuda a reconstruir áreas atingidas e em crise e levando para a democratização da produção."
A Impressão 3D já está se estabelecendo em indústrias que vão desde a fabricação automotiva para bens de consumo para os militares, bem como a indústrias médica e farmacêutica. As empresas podem usar a impressão 3D para criar produtos personalizados, componentes, protótipos e modelos de arquitetura para promover a sua marca e produtos de maneiras novas e interativas. De fato, há oportunidades para criar linhas de produtos totalmente novas em que o produto impresso e acabado em 3D é o que o consumidor adquire.
Hoje as Impressoras 3D possuem preços acessíveis para que empresas de qualquer tamanho possam investir e começar a experimentar com as suas inúmeras formas de rentabilizar-los. Em 2016, impressoras 3D de classe empresarial estarão disponíveis para menos de US $ 2.000. Os Early adopters podem ter um risco mínimo de capital ou de tempo com impressoras 3D, possivelmente ganhando uma vantagem em design de produto e tempo de mercado sobre a concorrência, bem como a compreensão dos custos de materiais realistas e tempo para construir partes. Além disso, as organizações que usam as impressoras 3D têm se expandido como capacidades de scanners 3D, pois as ferramentas de design têm avançado, e como o desenvolvimento comercial e de código aberto de ferramentas de software adicionais de design fazem a impressão 3D mais prática. O Gartner afirma que o mercado comercial para aplicações de impressão 3D vai continuar se expandindo em engenharia, arquitetura, na área geoespacial e usos médicos, bem como no curto prazo para fabricação.
Grandes varejistas multinacionais têm os meios para comercializar a tecnologia para os consumidores e gerar receita com a venda de impressoras e suprimentos, bem como com as vendas individuais de peças para este tipo de impressora. Um fato levcantado pelo Gartner é que os varejistas não só irão vender as impressoras, mas também oferecer um bureau de serviços de impressão de itens personalizados ou variações personalizadas em itens de estoque, uma tendência chave para o consumidor.
Outra possibilidade é a exibição itinerante em vans para visitar lojas da varejista. Como alternativa, o consumidor pode solicitar peças personalizada s ou objetos personalizados que poderão estar sendo feitos enquanto estão comprando, e que estarão disponíveis para retirada no dia seguinte.