A Skanska, um dos maiores grupos mundiais de construção e desenvolvimento de projetos, criou internamente uma ferramenta online para aprimorar a administração dos contratos de seus projetos no Brasil.
O módulo de Administração de Contratos na plataforma Skanska Project Management (SPM), tem o objetivo de aprimorar e facilitar as atividades da área nos projetos e serviços da Skanska para cadastro, controle e gestão dos contratos. “Esse módulo é um passo importante na gestão e interface das atividades da área nos projetos e sede. Favorece, também, a utilização dos dados para futuras propostas comerciais” afirma Carla Alves, Coordenadora de Administração de Contratos da Skanska.
O Módulo de Administração de Contratos consolidou em um só sistema todos os itens necessários para aprimorar o fluxo da área dentro da companhia. Com ele é possível obter uma gestão mais efetiva dos processos de forma online e atualizada, minimizando custos administrativos, otimização do tempo e erros de informação.
É possível, também, efetuar cadastro e consulta das contratadas e dos contratos, gestão e consolidação do histórico das avaliações das obras antigas e atuais, boletins de medição, controle de recolhimento previdenciário das subcontratadas, dinâmicas e relatórios gerenciais.
Os profissionais podem elaborar e emitir os boletins de medição e relatórios gerenciais na ferramenta, antes feitos pelo Excel, o que poderia ocasionar alguns erros que, por vezes, poderiam gerar falhas na gestão e até perda financeira.
O controle de pendências de documentação, relatório de medição e projeção futura de saldo com alertas aos usuários para ações e acompanhamentos diversos, também está disponível pelo novo sistema.
“Criado pela área de administração de contratos da sede, o módulo trouxe para nós maior padronização, desempenho e otimização de processos internos. Percebemos, também, um ganho geral para a empresa pela maior interface entre as áreas e otimização do tempo para atendimento aos procedimentos internos”, acrescenta Carla.
Diante dos bons resultados obtidos, já iniciou sua integração ao SAP e está em estudo a ampliação da utilização deste módulo para toda a América Latina. Além disso, o sistema despertou o interesse de empresas parceiras da Skanska e se tornou benchmarking para muitas delas.
O SPM foi patenteado pela Skanska e registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), estando o modulo de Administração Contratual em processo de registro para complementação da patente.