A Equinix, companhia de interconexão global de data centers, anuncia a construção da 2° fase de seu data center IBX® na Zona Norte do Rio de Janeiro. Inaugurado em setembro de 2013, o site já recebeu aportes iniciais de US$ 24 milhões e, agora, contará com investimentos de US$ 17 milhões. A nova etapa será conduzida pela Aceco TI, especializada na construção e manutenção de data centers – mesma empresa responsável pela inauguração do site. A conclusão das obras está prevista já para julho de 2015.
“A demanda internacional cresce cada vez mais. Principalmente depois que nos tornamos parte da plataforma global Equinix. Muitas empresas que já eram clientes em outras regiões e possuem interesse em estar aqui no Brasil”, afirma Eduardo Carvalho, presidente da Equinix no Brasil. “Agora, mais do que nunca, com a fusão das duas marcas (Alog e Equinix), precisamos acelerar nossos investimentos locais para dar conta de toda essa procura e, também, da demanda regional. Já com 72 clientes hospedados, a 1° fase do site possui 310 racks. Com a expansão, vamos dobrar nossa capacidade – 630 racks no total – e a expectativa é continuar com este crescimento acelerado”, completa.
Este data center IBX® da Equinix na Zona Norte é o único Tier III comercial no Rio de Janeiro, certificação que atesta capacidade de funcionamento de 99,982% do tempo durante o ano, e o primeiro no Brasil com área disponível para data center container. O site também foi projetado com base em conceitos de sustentabilidade. O consumo de água, energia e a redução da emissão de CO² foram questões priorizadas no desenvolvimento do projeto. Os equipamentos instalados utilizam o mínimo dos recursos naturais e o edifício conta com sistema de captação de água de chuva. “Com estas iniciativas, a Equinix conseguiu reduzir em pelo menos 70% o consumo de água e em 10% o de energia”, afirma Carvalho.
A segunda fase de construção desse data center é uma das muitas expansões realizadas pela Equinix em seus 100 sites por todo o mundo. No início deste mês, a companhia também anunciou a abertura de novos data centers em cinco grandes mercados: Londres, Melbourne, Nova York, Cingapura e Toronto.
Clientes
O data center IBX® da Equinix na Zona Norte do Rio de Janeiro já conta com 72 clientes. Entre eles, a Decatron, empresa especializada em projeto, fornecimento, implementação, gestão e otimização de TI. A empresa decidiu terceirizar sua infraestrutura de TI em 2013, quando o DC foi inaugurado na cidade.
“Além de complementar os nossos negócios, a Equinix segue uma série de padrões globais de qualidade, o que nos deixa muito mais seguros”, afirma Edson Alves, Coordenador de negócios da Decatron. “A empresa tem, também, um rico ecossistema de parceiros que nos permite oferecer os serviços Decatron para outras empresas dentro do próprio ambiente Equinix”, acrescenta.
A XP Investimentos, maior corretora do Brasil no varejo, também possui parte de sua infraestrutura neste data center Equinix – a empresa hospeda sua infraestrutura, também, nos data centers IBX® Equinix no centro de São Paulo e em Tamboré.
“Neste setor é comum ouvir que ‘liquidez gera liquidez’ e a Equinix consegue levar este conceito para o plano tecnológico. Seu ecossistema permite realizar diversos negócios dentro do ambiente”, diz Roberto Lee, sócio da XP Investimentos. “Isso nos permite fazer diversas conexões com custos menores e melhor performance nas aplicações”, conclui.
Presença da Equinix no Brasil
A Alog Data Centers do Brasil anunciou, recentemente, a fusão total de sua marca com a Equinix. A companhia brasileira utiliza, agora, toda a identidade visual Equinix em seus data centers, razão social, materiais promocionais e redes sociais. Além disso, todos os serviços e benefícios oferecidos pela empresa global foram incorporados ao portfólio local.
Com a mudança, a Equinix reforça no país o seu conceito de neutralidade, que define o data center como um centro de interconexão mundial. A empresa oferece não somente suas soluções, como também benefícios inéditos para as organizações locais.