Serviço de revisão das informações transmitidas ao Fisco

Acompanhando a evolução do mercado e do próprio Fisco no uso da Tecnologia da Informação como ferramenta de controle fiscal, a Sonda IT, integradora que provê soluções de Tecnologia da Informação de ponta a ponta, desenvolveu o DTC, Digital Tax Compliance, poderosa ferramenta de prevenção e gestão de riscos tributários. Oferta que surge da parceria com a SCT Consultoria Tributária, empresa especializada em revisão de informações tributárias, com vasta experiência no enquadramento tributário de produtos por NCM e respectivos tributos (II, IPI, PIS, COFINS e ICMS), dos mais variados segmentos de mercado.

Unindo a expertise da equipe de BPO (Business Process Outsourcing) da Sonda IT e seus sistemas fiscais ao know-how da SCT em análise da legislação tributária, o novo serviço será responsável por revisar e validar a informação tributária transmitida ao Fisco pelas empresas, avaliando a qualidade dos dados gerados na entrega dos arquivos de Escrita Fiscal Digital e Contribuições - EFD.

O diferencial da oferta é apontar de forma objetiva as inconsistências existentes no conteúdo tributário dos arquivos digitais e qual o embasamento legal de para suportar eventuais correções. Tudo para compor um serviço de compliance tributária eficiente no que tange à qualidade do que está sendo informado ao Governo.

“Antes, a preocupação das empresas era somente conseguir transmitir as informações ao Fisco, porém, surgiu a necessidade de se estabelecer validadores capazes de verificar se há compatibilidade entre os dados internos e, posteriormente entregues, com a respectiva legislação vigente nos âmbitos Estadual e Federal, pois erros neste processo retornam, em muitos casos, como multas severas às empresas. Isso é possível agregando aos nossos produtos e serviços a inteligência de uma Base Tributária atualizada”, comenta Renato Matavelli, diretor de Inovação da Divisão de Aplicativos da Sonda IT.

O Digital Tax Compliance reduz o risco de autuações fiscais, aumenta a segurança e proporciona um controle fiscal mais assertivo dentro das empresas, pois, além de apontar as inconsistências cometidas, também pode ser utilizado para identificar possíveis créditos fiscais não apropriados. Além das empresas que já mantêm uma rotina de entrega dos seus SPED’s fiscais, a Sonda IT está de olho também nas que, agora, passam a fazer parte desta obrigatoriedade, as quais, no cenário atual, encontrarão um sistema fiscal do Governo muito mais ávido a processar milhões de informações e detectar com mais assertividade as situações de inconformidades tributárias.

“O DTC é lançado em um momento de forte apelo técnico, na medida em que a maioria das empresas terá que efetuar retificações nos arquivos da EFD Contribuições de 2012, em virtude da constatação de divergências entre o recolhimento mensal de PIS e COFINS e a apuração contida nos arquivos da EFD Contribuições entregues ao Fisco. O prazo para a entrega das retificações de 2012 será dia 31 de dezembro de 2013, e o DTC é, sem dúvida alguma, um grande aliado das empresas e um facilitador na correção de erros tributários”, comenta a diretora de Inteligência Tributária da SCT, Tricia Braga.

A ferramenta é disponibilizada pela integradora na modalidade de serviço, contemplando a oferta do Cloud Empresarial da Sonda IT, que utiliza a infraestrutura de seu Data Center para armazenar os dados das empresas com a segurança necessária. A Sonda IT detém o único Data Center da América Latina com dupla certificação TIER III, garantindo o uso de normas internacionalmente reconhecidas.

Para Silvania Souza, diretora de Produtos da SCT, a parceria com a Sonda IT sela a consolidação da consultoria no mercado brasileiro como uma das principais empresas especializadas em análises tributárias personalizadas ao negócio do cliente. “Aliando o nosso time de profissionais altamente qualificados no acompanhamento de processos tributários ao suporte tecnológico e produtos fiscais da Sonda IT, desenvolvemos uma oferta agregadora e inteligente ao mercado”, comenta a executiva.

 

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