5 dicas para organizar o fluxo de TI para o novo ano

Por Otto Pohlmann, CEO da Centric Solution

Organizar processos, atividades e projetos são maneiras de garantir que todas as etapas de qualquer área de atuação no mercado sejam cumpridas com excelência. No setor de TI, isso não é diferente, ainda mais quando pensamos no cenário da transformação digital, que foi potencializado de uns anos para cá. Por isso, manter o fluxo de trabalho de uma forma alinhada para alcançar resultados com eficiência e qualidade deixa de ser um diferencial e passa a se consagrar como condição obrigatória.

A Tecnologia da Informação por si só está atrelada às soluções usadas para produzir, acessar, transmitir e gerenciar dados que sejam úteis para as empresas no dia a dia. Nesse sentido, uma boa gestão de todos os processos deve facilitar o acesso à tecnologia entre todos os profissionais e colaboradores, otimizar a operação como um todo, ampliar o ROI (retorno sobre investimento) na aquisição de novas tecnologias, encontrar as melhores soluções de acordo com a demanda e o perfil em cena, entre outras funções.

Assim, o fluxo de trabalho na área facilita as atribuições para cada responsável, ajuda a organizar listas de tarefas e agrupa atividades semelhantes de maneira lógica, para que o ritmo de entrega permaneça ágil e contínuo.

Ainda vale destacar que a organização dos ativos de tecnologia reforça o papel estratégico desse setor. Afinal, a partir da visão completa proporcionada por uma administração adequada e transparente, os gestores terão em mãos relatórios corretos com dados – combustíveis necessários para tomadas de decisões certeiras.

Para lançar mão de um fluxo de TI alinhado e engajado em 2023, que favoreça ações, ferramentas e estratégias visando aos melhores negócios e resultados, é importante se atentar a alguns aspectos.

Automatizar processos

Empresas de pequeno, médio e grande porte já não devem mais viver sem sistemas e softwares que automatizam processos e entregam relatórios detalhados. Isso porque, investindo em soluções do tipo, o gestor consegue ter uma visão global de tudo o que é feito pela equipe, identificando quais são os requisitos, os resultados e as principais dores do dia a dia.

Rever ações e criar alternativas

Com os dados em mãos, esse momento também exige uma conversa com o time. Então, reúna-se com a equipe, escute e pondere o que é relevante. Para isso, reveja os processos atuais e crie alternativas.

Definir objetivos

Para não perder o norte no meio do caminho, questione: qual é o propósito em pauta? Evitar desperdício? Aumentar a performance e a rentabilidade de cada projeto? Enfim, liste os objetivos para não perder o foco no decorrer dos processos.

Reforçar a segurança digital nunca é demais

O ataque de cibercriminosos é o problema mais grave para uma empresa, uma vez que pode roubar dados sigilosos. A proteção das informações e da estrutura depende de uma gestão completa da infraestrutura de TI. Assim, é possível identificar quais equipamentos estão mais vulneráveis e monitorar possíveis invasões. Essa é uma etapa que sempre precisa ser revista diante de uma sociedade digital.

Manter a governança em dia

É preciso contar com políticas de governança, isto é, iniciativas voltadas ao compliance. Deve-se garantir que os sistemas estejam alinhados às boas práticas e sejam capazes de entregar os melhores resultados, respeitando sempre os consumidores e demais stakeholders das organizações.

Por essas e outras, melhorar o fluxo de trabalho no setor de TI pode trazer uma série de benefícios tanto para os profissionais da área quanto para a empresa em geral. Dessa maneira, é possível automatizar atividades, reduzir custos, melhorar a eficiência e o engajamento do time, gerar uma visão global do setor e potencializar os resultados.

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