Por Laércio Guimarães, COO da Deep Center, empresa especialista em gestão da informação
Dados, dados e mais dados. Não importa o porte ou segmento da empresa: sem a análise acurada de informações é praticamente impossível ter sucesso no mundo dos negócios. Os insights gerados pelos dados obtidos nas diferentes fontes e soluções servem de matéria-prima tanto para a parte operacional quanto para o planejamento estratégico entre os gestores e líderes das organizações. As decisões baseadas no achismo definitivamente foram suplantadas no ambiente corporativo, pois quem acha, não sabe.
A questão é que, essa cultura data-driven, ou seja, baseada e estimulada por dados, ainda é um desafio para os empreendedores brasileiros – a despeito de todo o avanço tecnológico nesse segmento. A Pesquisa Global de Gestão dos Dados, realizada pela Experian em 2021, mostra que mais da metade dos empresários (55%) admite que não têm confiança em seus ativos de dados – o que evidentemente impacta a tomada de decisão e a agilidade da análise. Entre os profissionais, o cenário é semelhante: 44,5% das pessoas que trabalham com dados afirmam que falta maturidade analítica às empresas, segundo o estudo State of Data Brazil 2021, realizado pela Bain & Company em parceria com a Data Hackers.
Então, ao mesmo tempo que há demanda cada vez maior pela análise de dados, ainda existe enorme dificuldade em utilizá-la com inteligência. Para resolver esse problema, confira cinco perguntas fundamentais que impactam positivamente a forma como a empresa pode se beneficiar com os insights:
1 – Quais são os objetivos?
O primeiro passo de qualquer iniciativa é definir onde se quer chegar, não é mesmo? Com o uso de dados nas empresas não é diferente. Atualmente, o que não faltam são especialistas reforçando a importância das informações digitais nos processos corporativos. Ok, mas é preciso saber o que fazer para alcançar resultados efetivos. Em outras palavras: a empresa precisa de objetivos claros na hora de traçar suas estratégias – até para programar corretamente os próximos passos.
2 – Quais são as fontes?
Depois de definir os objetivos e as metas com o uso de dados, entra em ação o trabalho de garimpo. Ou seja, identificar quais fontes podem fornecer as informações necessárias para atingir os resultados esperados. As melhores opções são aquelas provenientes dos próprios processos da companhia, como relacionamento com cliente, rotina produtiva, entre outras situações de acordo com os interesses e necessidades dos gestores. O importante é a capacidade de enxergar onde extrair os melhores dados.
3 – Quem vai ser responsável?
Cada vez mais é fundamental que a empresa defina um profissional ou até mesmo um departamento responsável por todos os processos envolvendo a análise de dados. Isso inclui desde a coleta até a transformação em insights, passando pelo tratamento e armazenamento das informações. Além de garantir maior qualidade e eficiência nas tarefas, uma vez que terá a supervisão de um especialista, a medida é fundamental para estar em conformidade com boas práticas. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) está em vigor desde 2020 e, entre suas normas, prevê a obrigatoriedade de um Data Protection Officer (DPO).
4 – O que podem oferecer?
Os dados são fundamentais, sem dúvida, mas dizem pouco por si só. Um dos erros mais comuns das organizações em relação ao Analytics é esperar que as informações sozinhas tragam as respostas para cada situação. Isso significa que é função da empresa transformar essa matéria-prima em algo que faça sentido para a tomada de decisão. Dessa forma, é fundamental utilizar dados de diferentes fontes para cruzá-los e, assim, embasar com mais propriedade cada insight.
5 – Quem vai ser o parceiro?
Por fim, uma dica essencial é escolher o melhor parceiro tecnológico para auxiliar na análise de dados. Não importa quais são os objetivos, as fontes e o que a empresa pretende com as informações digitais, é certo que terá que contar com o apoio de soluções para isso. Assim, tão importante quanto determinar objetivos e estratégias relacionadas a essa tarefa, é saber escolher o fornecedor de ferramentas que contribuem com a gestão dos dados e viabilizam todos os insumos necessários para o negócio crescer.