Conferência Gartner Data Center destaca alternativas para infraestrutura

O Gartner, empresa mundial de pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, anunciou ontem durante o primeiro dia da Conferência Gartner Data Center que acontece nos dias 3 e 4 de abril , no Centro de Convenções do WTC , em São Paulo, os desafios que a infraestrutura enfrentará nos próximos anos.

“A conferência tem como foco as preocupações do ‘mundo real’ dos profissionais e proporciona recomendações relevantes que podem ser aplicadas em suas funções do dia-a-dia”, afirma David Coyle, chairman do evento e Vice-Presidente de Pesquisas na Equipe de Gestão de Operações de TI do Gartner.

O evento apresenta novas análises e pesquisas do Gartner na área de Data Center, estudos de casos de usuários, sessões privadas de one-on-one com os analistas e diversas palestras que ensinarão as táticas e estratégias para lidar com as questões mais críticas de infraestrutura e operações da tecnologia. Será apresentada também uma visão estratégica do mercado e recomendações objetivas sobre os assuntos mais recentes do Data Center.

A conferência irá mostra como transformar a estratégia de gestão de data centers, infraestrutura e operações utilizando as melhores práticas do mundo. Entre os destaques estão: virtualização de armazenamento; infraestrutura e operações; otimização de custos; private cloud; dez principais tendências de TI; planejamento em recuperação de desastres e continuidade de dos negócios; o futuro das plataformas de servidor e alinhamento das estratégias de infraestrutura e operações, data center e TI com a estratégia dos negócios.

Para Henrique Cecci, diretor de pesquisas do Gartner, os Data Centers serão menores, mas demandarão mais dos seus equipamentos, precisarão de mais energia e consequentemente serão mais aquecidos.

Para o executivo, os novos centros de dados mais antigos foram  concebidos  diferentemente dos que são desenhados atualmente, que valorizam a eficiência e tem como um de seus princípios a modularidade, mas isso resulta também num consumo energético grande, que constitui o principal desafio dos CIOs em todo o mundo. A equalização entre o uso da energia para resfriamento e manutenção dos Data Centers  e o custo dos serviços certamente se tornará uma questão importante para os executivos nos próximos anos, conforme explica o executivo. Segundo dados da entidade que justificam esta preocupação está que o consumo por storage crescerá 800% nos próximos 5 anos, o que leva a uma corrida para solucionar  as questões de custo ente as companhias de todo o mundo.

Drives que influenciam a infraestrutura

Para Cássio Dreyfuss, vice-presidente do Gartner, outros drivers influenciam diretamente o aumento da utilização dos Data Centers que são: o Social, a mobilidade, o cloud computing e a informação. Estas quatro grandes vertentes da  tecnologia  vão mudar a forma como as empresas atuam em seu dia a dia. Hoje , segundo Dreyfuss alguns setores  já são mais aderentes as melhores práticas dirigidas por estas tendências como  o financeiro – que é atuante e tira partido de maneira ativa -, a indústria de seguros, varejo, educação e saúde.

As empresas brasileiras, que registraram aumento de 12,5% no orçamento de TI em 2011, devem ter em mente que tecnologia é um investimento que aumenta a produtividade dos negócios. “Como bola da vez, o País passa por um período indisciplinado em que os profissionais do setor devem saber fazer gestão das ferramentas e não apenas aplicá-las e cuidar da manutenção”, afirmou.

Veja abaixo o que o Granter fala sobre os grandes drivers do momento:

  1. Social: deve-se construir uma estratégia de mídias sociais e integrá-la com o Business Intelligence e com as demais  estratégias de colaboração
  2. Mobilidade: A mobilidade para o mundo corporativo é uma realidade, sendo o BYOD  o grande responsável por esse tópico. Aqui, os setores de TI devem trabalhar com o departamento de marketing para identificar aplicações e estratégias que aprimoram a experiência de usuário ou suporte a novas ofertas.
  3. Cloud computing: as companhias devem desenvolver estratégias e planos para se moverem em direção a uma arquitetura que facilite a adoção do modelo.
  4. Informação: Esqueçam o que você aprendeu em gestão de dados. Dados estruturados não servem mais. Novos desafios surgem com o Big Data e todo um universo de dados não-estruturados que o compõe, estarão dirigindo os novos modelos de negócio.

 

Share This Post

Post Comment