Mercado de cidades inteligentes terá um crescimento anual de 23% até 2024

Mercado de cidades inteligentes terá um crescimento anual de 23% até 2024
O mercado das cidades inteligentes - que utilizam da tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos moradores -- terá um crescimento anual projetado em 23% nos próximos três anos.

O faturamento pode chegar a US$ 2,118 trilhões até 2024, segundo empresa de consultoria e pesquisa tecnológica Technavio.

Os investimentos são puxados principalmente pelas áreas de governança inteligente, que se dá por meio da associação entre o uso da tecnologia e criação de programas de governo por parte da administração pública.

Recentemente, cerca de 20 prefeitos, secretários municipais e gestores de diversas cidades do Brasil estiveram em Curitiba para visitar a fábrica da Velsis, empresa paranaense que oferece soluções inovadoras com alta tecnologia para mobilidade urbana e viária.

A empresa fabrica tecnologia e inteligência artificial em mobilidade urbana sob medida para atender demandas municipais e otimizar ações de segurança pública, trânsito, fiscalizações fazendárias e ambientais nas vias e rodovias.

O diretor-presidente da Velsis, Guilherme Araújo, conta que o uso de tecnologia em mobilidade gera economia em todos os aspectos, tendo em vista que contribui para identificar problemas e soluções, promovendo maior segurança para a população.

“Não existe melhor tecnologia. Existe tecnologia mais adequada para aquele local. Por isso é importante conhecer as necessidades e os requisitos daquela localidade para oferecer e aplicar em campo a solução mais inteligente ao município”, explica Guilherme.

 Diferencial -- A empresa desenvolve tecnologia para cerca de 299 ciddes no Brasil. Os equipamentos produzidos podem, por exemplo, identificar o perfil de tráfego de veículos no estado - origem-destino, tempo médio de percurso -, o combate a evasão fiscal com o controle de veículos de carga e a análise dos dados e otimização da estratégia de atuação de diferentes áreas de atuação dos municípios.

Para o Coordenador de Cidade Inteligente do Rio de Janeiro, Felipe Peixoto, a tecnologia pode auxiliar na fiscalização, promover mais segurança e proteção à vida da população, com aplicação

"A preservação da vida e a segurança são fatores fundamentais. Além disso, sabemos sobre a quantidade de sonegação que o Brasil tem e a tecnologia irá ajudar a selecionar efetivamente quais veículos serão parados. As cidades que aplicam essas tecnologias têm percebido uma queda gigantesca dos índices de criminalidade e de roubo de veículos", comenta Peixoto.

Durante a visita os gestores puderam conhecer equipamentos analisadores de tráfego e que possibilitam a captura da imagem de todos os veículos que transitam pelo ponto em que a balança de pesagem está instalada.

Os sensores identificam a passagem, a velocidade e geometria do veículo em toda a seção da via, inclusive entre as faixas. Também podem ser emitidas informações como dados do veículo -- como cor, data e modelo -- peso líquido, tara, peso bruto e registro de passagem, permitindo o cruzamento de documentação no Departamento de Trânsito e Secretaria da Fazenda, por exemplo.

Particularidades -- O Diretor de Trânsito e Transportes Públicos da Prefeitura de Nova Lima, município da região metropolitana de Belo Horizonte, Henrique Machado, vê nas soluções apresentadas pela Velsis a resolução para um problema crônico da cidade que é a circulação de caminhões pesados na região.

"Temos um trânsito muito intenso de caminhões. Com a colocação de radares inteligentes e dispositivos de pesagem de veículos, acredito que seria um imenso avanço para a mobilidade urbana do nosso município. Temos uma estrutura viária muito grande e algumas restrições de circulação de veículos de carga no centro da cidade. Acredito que com essas soluções junto do cercamento eletrônico do município nós poderíamos ter uma maior assertividade e uma melhor postura quanto às fiscalizações", reflete.

De Cachoeira do Itapemirim, no Espírito Santo, o prefeito Vitor Coelho reforça a importância de salvar vidas no trânsito e que a cidade já está desenvolvendo aplicações físicas e técnicas para no futuro desenvolver soluções de mobilidade urbana.

"Primeiro fizemos toda a parte de infraestrutura, cabeamento de internet por fibra óptica, estações semafóricas, estacionamento rotativo, e com essa base que estamos implantando vamos fazer as licitações em outras áreas que irão beneficiar e muito a vida das pessoas da nossa cidade", garante o prefeito.

Share This Post

Post Comment