Não é de hoje que o outsourcing de impressão é visto como uma solução para otimizar o trabalho das empresas de diferentes segmentos. De acordo com a OKI, uma das principais marcas de soluções de impressão do mundo, o serviço oferece, principalmente, o gerenciamento de impressões, visando controlar e reduzir gastos excessivos e desperdício. Isso é possível, por exemplo, por meio de uma análise do parque e da instalação de equipamentos e softwares adequados, de acordo com o negócio da empresa contratante. Pesquisas apontam que os gastos com impressão podem cair até 30% com a implementação do outsourcing.
Inicialmente desenhado para atender grandes empresas, hoje o serviço é indicado, também, para pequenas e médias corporações. “Toda empresa que entende que pode evitar desperdício, seja de materiais ou de tempo, pode optar pelo outsourcing”, afirma Ricardo Coiro, Diretor Adjunto de Vendas – MDS da OKI Data. “Ao terceirizar a gestão e o controle de impressão, a área de TI das empresas ganha tempo para focar no que de fato interessa para o negócio, o seu core business. Vale lembrar ainda que, além do fornecimento do equipamento e suprimentos, o outsourcing garante a manutenção preventiva e corretiva, o atendimento técnico no local e os softwares de gerenciamento e segurança”, completa.
Além de todos esses benefícios, um diferencial do outsourcing é oferecer serviços de maior valor agregado, como a instalação de equipamentos já planejados e compatíveis com as novas tecnologias de gestão documental. “É uma forma de se antecipar às necessidades do cliente, fornecendo equipamentos mais completos e com predisposição para softwares de captura, armazenamento, gerenciamento, distribuição e segurança das informações”, afirma Coiro .
Abaixo, o executivo enumera as principais vantagens do outsourcing e dá dicas de como escolher um bom prestador para esse serviço. Confira:
Vantagens:
ü Controle, gerenciamento e redução de custos com sistemas de impressão
ü Atendimento personalizado e conforme demanda
ü Manutenção dos equipamentos e reposição de suprimentos originais
ü Atualização tecnológica
ü Redução de desperdícios
ü Padronização e modernização do parque de impressão
ü Agilidade e eficiência
ü Segurança
ü Desenvolvimento de soluções customizadas
O que observar na contratação:
ü Alcance de atendimento do fornecedor
ü Atendimento dos níveis de serviços (SLA) contratados
ü Disponibilidade de suprimentos
ü Controle de qualidade
ü Desenvolvimento e atualizações frequentes das soluções oferecidas
ü Centralização do atendimento